Gleisi chama Tarcísio de 'fantoche' de Bolsonaro e critica plano de governo

Ministra diz que governador de SP pretende repetir políticas que aumentam a desigualdade e defende Bolsonaro

Por Plox

06/09/2025 18h20 - Atualizado há 4 dias

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, fez duras críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao se referir a ele como um “candidato fantoche” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio às especulações sobre sua possível candidatura à Presidência da República em 2026.


Imagem Foto:Jose Cruz/Agência Brasil


Durante uma publicação nas redes sociais neste sábado (6), Gleisi afirmou que Tarcísio, caso chegue à Presidência, promoverá o aumento das desigualdades sociais no país. A ministra comparou essa possibilidade ao que chamou de retrocessos vividos durante o governo de Bolsonaro e seu então ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ela, essas políticas levaram o Brasil de volta ao Mapa da Fome.



“As propostas de Tarcísio indicam que seu governo seguiria o mesmo caminho: indultar Bolsonaro e ampliar a desigualdade. Isso não representa o projeto do Brasil”, escreveu Gleisi. A fala foi uma reação às declarações dadas por Tarcísio após o leilão do túnel Santos-Guarujá, realizado na sexta-feira (6), em São Paulo.



O empreendimento, que será desenvolvido em parceria entre os governos federal e estadual, deverá receber um investimento de aproximadamente R$ 5 bilhões. Após o evento, Tarcísio afirmou que acredita no setor privado como principal agente para a transformação social no país. “A gente acredita na iniciativa privada como força motriz. O recurso privado é que vai promover a transformação. O Estado, sozinho, não consegue fazer isso”, disse.


A ministra rebateu dizendo que a obra do túnel só será viável porque o Porto de Santos não foi privatizado, ao contrário do que o governador defendia. Gleisi também acusou Tarcísio de anunciar publicamente que, se presidente, concederia indulto a Bolsonaro e adotaria políticas que aumentariam a desigualdade social.


Nos últimos dias, o governador paulista também esteve no centro das articulações para avançar o projeto de anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, o que pode beneficiar o ex-presidente Bolsonaro. Após encontros com lideranças da Oposição e do Centrão, a proposta ganhou força na Câmara dos Deputados, embora enfrente maior resistência no Senado. O posicionamento de Tarcísio tem gerado reações negativas entre ministros do governo federal.



A ofensiva de Gleisi se soma a outras manifestações do governo Lula contra a crescente movimentação de Tarcísio no cenário nacional, que vem ganhando projeção como possível adversário na corrida presidencial de 2026.



Destaques