Ipatinga celebra Independência com maior desfile cívico da história
Mais de 100 entidades e 3.000 participantes desfilam no Parque Ipanema em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil
Por Plox
06/09/2025 10h01 - Atualizado há 3 dias
Ipatinga se prepara para realizar, neste domingo (7), o maior desfile cívico-militar de sua história em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. O evento começa às 8h30, na avenida Roberto Burle Marx, no Parque Ipanema, e contará com mais de 3.000 participantes distribuídos em pelotões de mais de 100 entidades.

A celebração, organizada pelas secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Educação (SME) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), tem apoio de diversas pastas da Prefeitura e deve reunir um público superior a 20 mil pessoas.

A abertura contará com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Ipatinga, ao som do Hino Nacional executado pela banda da Escola de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM). A concentração das delegações ocorrerá no estádio Ipatingão.

O desfile será liderado pelas forças de segurança: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Municipal e, pela primeira vez, a Defensoria Pública. Em seguida, alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de instituições civis, tomarão a avenida. Estão confirmadas 49 escolas municipais, cinco polos de educação integral, e ainda entidades culturais, grupos escoteiros, fanfarras, ciclistas e motoclubes.

Uma das novidades deste ano é a participação do Kart Clube de Ipatinga e da Associação das Amazonas do Vale do Aço. Também estarão presentes instituições ligadas à Terceira Idade, esporte, cultura, serviços sociais e causas religiosas e filantrópicas. O pelotão da saúde trará cerca de 200 profissionais do Consurge/SAMU192, com campanhas educativas sobre vacinação e prevenção a arboviroses, acompanhados de mascotes temáticos.

Os agentes de limpeza da Vital Engenharia, carros antigos e representantes da causa animal também marcarão presença. O encerramento será feito após o viaduto próximo ao campo do Novo Cruzeiro, onde ocorrerá a dispersão dos pelotões.

Para garantir segurança e organização, o trânsito da avenida Roberto Burle Marx foi parcialmente interditado já na sexta-feira (5), no trecho entre o Ipatingão e a Feira de Produtores. No domingo, todo o entorno do estádio, incluindo acessos das avenidas Maanaim e rotatória do bairro Iguaçu, será fechado ao tráfego.

Foram disponibilizados estacionamentos nas avenidas Maanaim (margem do ribeirão Ipanema), Cláudio Moura (sentido bairros/Centro), no espaço externo do Ipatingão (acesso até 7h30) e na avenida Roberto Burle Marx, entre o Kartódromo e o local do desfile. A estrutura do evento contará ainda com banheiros químicos, ambulâncias do SAMU e Corpo de Bombeiros estrategicamente posicionadas.