Zema acompanha a Troca da Guarda do Palácio da Liberdade

Iniciativa integra novo calendário cultural e turístico da capital e será realizada todo primeiro domingo do mês, aberto à população

Por Plox

06/10/2019 14h03 - Atualizado há mais de 4 anos

O governador Romeu Zema acompanhou neste domingo (6/10) a retomada da solenidade de Troca da Guarda do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa integra ação do Governo de Minas de valorização da cultura e do turismo no estado. A troca da guarda será realizada todo primeiro domingo do mês no local e poderá ser acompanhada pela população, sempre às 9h.

A cerimônia é composta por um conjunto de ritos militares semelhantes aos ocorridos em outras cidades do mundo, como Santiago (Chile) e Londres (Inglaterra). Da entrada do Palácio, o público pode acompanhar toda a solenidade.

Foto: DivulgaçãoMEV 5292

Participam da cerimônia os militares da Escola de Formação de Oficiais (EFO), do Batalhão de Polícia de Guardas (BPG), do Regimento de Cavalaria e da Banda de Música da Polícia Militar.

Após a cerimônia, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, destacou a importância de se fomentar a cultura mineira. “Pretendemos ter oferta de turismo gratuito que atraia turistas de Belo Horizonte, de Minas, de outros estados e, quem sabe, de outros países. Temos uma Polícia Militar capacitada, os dragões da Inconfidência têm muita história. Esperamos que esse se torne um evento importante para a capital”, afirmou, citando que, nestas apresentações aos domingos, haverá participação de bandas de diferentes instituições, como dos Corpo de Bombeiros Militar e do Exército.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Giovanne Gomes da Silva, pontuou a parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para a retomada do evento. “O governador Romeu Zema determinou, ao assumir o governo, que tivéssemos atividades culturais. Fizemos essa parceria e retomamos em um novo formato, bem atrativo ao turista”, completou.

Destaques