Minas Gerais decide hoje futuro de prefeitos, vereadores e bandeira em BH

Eleitores mineiros comparecem às urnas neste domingo para eleger mais de 850 prefeitos e decidir se Belo Horizonte manterá sua bandeira.

Por Plox

06/10/2024 10h30 - Atualizado há 6 meses

Neste domingo, 6 de outubro, mais de 16 milhões de eleitores de Minas Gerais vão escolher novos prefeitos e vereadores. Serão eleitos 853 prefeitos e 8.528 vereadores em todo o estado. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), esse processo eleitoral também inclui um referendo em Belo Horizonte, onde a população decidirá se a atual bandeira da cidade será mantida ou trocada.

Cidades com segundo turno

O segundo turno das eleições só ocorrerá em cidades com mais de 200 mil eleitores. Em Minas Gerais, esse cenário se aplica a oito municípios: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Montes Claros.

Foto: Antonio Augusto/TSE

Mais de 73 mil candidatos em disputa

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 73.442 candidatos estão concorrendo nestas eleições: 2.336 para prefeito, 2.335 para vice-prefeito e 68.741 para vereador. Na capital mineira, Belo Horizonte, dos 894 candidatos que disputam o pleito, 10 estão na corrida pela prefeitura.

Horário de votação e identificação biométrica

Os locais de votação em todo o estado estarão abertos das 8h às 17h, obedecendo ao horário de Brasília. Para votar, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Neste ano, o Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex) possibilitará que alguns eleitores utilizem suas digitais já cadastradas por órgãos como a Polícia Civil e o Detran. Em Minas, mais de 971 mil eleitores tiveram seus dados biométricos fornecidos por meio desse convênio, facilitando o processo de identificação nas urnas.

Comercialização de bebidas alcoólicas liberada

Diferente de outros anos, o governo de Minas Gerais, atendendo ao pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), decidiu não aplicar a Lei Seca durante o primeiro e o segundo turno das eleições. Isso significa que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas estarão permitidos neste domingo, 6 de outubro.

Eleições em Belo Horizonte: prefeito, vereadores e referendo

Na capital, 1.992.984 eleitores estão aptos a votar, o que torna Belo Horizonte o município com o maior contingente de votantes no estado. Para organizar o processo, 19.096 mesários foram convocados para atuar nos 439 locais de votação. Além de eleger o novo prefeito e os vereadores, os belo-horizontinos também participarão de um referendo para decidir o futuro da bandeira da cidade.

Referendo sobre a bandeira da capital

Os eleitores de Belo Horizonte terão que responder se desejam ou não mudar a bandeira da cidade. A votação será feita na mesma urna eletrônica usada para escolher prefeito e vereador. Apesar de o sistema não apresentar as imagens das bandeiras, os mesários foram orientados a informar os eleitores sobre o referendo durante a fila de espera, e cartazes com as orientações estarão afixados nos locais de votação.

Destaques