Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Cavalos morrem eletrocutados após incêndio comprometer rede elétrica em Timóteo

Incêndio florestal derruba cabos de energia e quatro animais morrem ao encostar nos fios energizados na zona rural da cidade

06/10/2025 às 09:25 por Redação Plox

Quatro cavalos morreram de forma trágica após encostarem em cabos de energia que haviam caído ao solo, consequência direta de um incêndio florestal que atingiu a zona rural de Timóteo, na região do bairro Macuco, próximo ao Parque Estadual do Rio Doce.


Imagem Foto: Divulgação/Bombeiros

As chamas, que se espalharam na quinta-feira (2), comprometeram a estrutura de postes de madeira da rede elétrica da Cemig. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo danificou os braços superiores de um dos postes, fazendo com que os fios de média tensão ficassem suspensos a apenas 1,5 metro do chão. A situação gerou um grave risco à segurança na área, mesmo após o incêndio ter sido controlado naquela mesma tarde.


Na manhã seguinte, sexta-feira (3), os cavalos foram soltos no terreno que já havia sido queimado. Sem perceber o perigo, os animais tocaram os cabos energizados e morreram eletrocutados no local. O proprietário dos cavalos foi imediatamente acionado, assim como a Cemig, que interrompeu o fornecimento de energia para evitar novos acidentes. Os animais foram enterrados na própria propriedade.


O sargento Douglas, do Corpo de Bombeiros, explicou que “o material não suportou, rompeu e os fios caíram ao chão. Os cavalos, sem entender o risco, encostaram e foram eletrocutados. Infelizmente foi com animais, mas poderia ter sido com pessoas”.


A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçaram o alerta sobre os perigos das queimadas, especialmente aquelas causadas de forma criminosa.
“Hoje foram os animais, mas poderiam ter sido os donos deles. O incêndio foi ontem, mas o resultado está aqui hoje e pode durar dias, até anos. A comunidade precisa entender que fogo nunca é bom para ninguém”, afirmou o sargento Mendes, da Defesa Civil.

Ele também ressaltou que provocar incêndios dessa natureza pode trazer consequências jurídicas sérias. “O responsável pode ser punido não só pelo ato de atear fogo, mas também pelos danos causados, como a morte dos animais e prejuízos aos proprietários”, alertou.


Em nota oficial, a Cemig informou que a queda dos fios foi resultado do comprometimento da parte superior do poste atingido pelo fogo. Para reparar os danos, o fornecimento de energia na região foi interrompido na manhã de sexta-feira e restabelecido por volta das 13h15. A empresa lamentou o ocorrido e reforçou que os cabos de média tensão permaneceram energizados até a realização do desligamento técnico necessário para o conserto.


Compartilhar a notícia

Para você
Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos
SAúDE

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos

Agência inclui novo uso ao medicamento, antes restrito ao diabetes tipo 2; estudos indicam melhora nos sintomas e qualidade do sono.

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro
EMPREGO

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro

Rodrigo Reis caiu no mar após colapso de estrutura da P-79 durante teste de carga; outros operários também ficaram feridos

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília

Durante a apresentação, público aplaudiu o ministro do STF e gritou 'sem anistia'