Conversa entre Lula e Trump sobre tarifa impulsiona sinal positivo de Haddad
Ministro da Fazenda afirma que diálogo entre os presidentes abre caminho para reavaliação das tarifas impostas aos produtos brasileiros
Por Plox
06/10/2025 11h31 - Atualizado há 2 dias
A aproximação diplomática entre Brasil e Estados Unidos ganhou um novo capítulo com a recente videoconferência realizada entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. A conversa, marcada por um tom de abertura, foi centrada na crise causada pelas tarifas impostas sobre produtos brasileiros, e resultou em um sinal de otimismo por parte do governo federal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou do encontro virtual ao lado de outras autoridades do alto escalão, declarou que o resultado do diálogo foi \"positivo\". Segundo ele, uma nota oficial será divulgada pelo Palácio do Planalto ainda nesta segunda-feira (6/10), detalhando os principais pontos discutidos entre os líderes.
Além de Haddad, estiveram presentes na videoconferência o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação. O encontro ocorre após Donald Trump demonstrar disposição para negociar, ao sinalizar críticas às tarifas unilaterais de 50% impostas às exportações brasileiras.
No final de setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York, Lula e Trump já haviam tido um breve encontro. Na ocasião, combinaram uma reunião mais estruturada para tratar especificamente da questão tarifária. Trump chegou a afirmar que teve uma \"boa química\" com o presidente brasileiro, indicando abertura para o diálogo.
\"Foi positivo\", avaliou Fernando Haddad, reforçando o clima de otimismo dentro do governo diante da possibilidade de revisão das taxas comerciais.
O governo brasileiro entende que o contato direto entre os chefes de Estado pode destravar negociações paralisadas e evitar prejuízos maiores para a economia nacional.
A nota oficial a ser divulgada trará mais detalhes sobre o conteúdo da videoconferência, além de possíveis encaminhamentos para as tratativas futuras. Essa iniciativa é vista como um movimento importante na tentativa de reequilibrar as relações comerciais entre os dois países.