Janja realiza sete encontros com evangélicas em três meses para aproximar governo do público religioso

Primeira-dama percorreu diferentes estados e participou até de culto em Nova Iorque como parte da estratégia do PT para reduzir rejeição entre evangélicos

Por Plox

06/10/2025 08h07 - Atualizado há 3 dias

A primeira-dama Janja da Silva intensificou nos últimos meses sua agenda de encontros com grupos evangélicos em diferentes regiões do país. O movimento faz parte da estratégia do Partido dos Trabalhadores (PT) para tentar reduzir a rejeição do público religioso ao governo Lula.


Imagem Foto: Reprodução Youtube


Na última quarta-feira (1º), Janja esteve em Caruaru (PE), onde se reuniu com integrantes da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito. O evento marcou o sétimo encontro da primeira-dama com representantes do segmento em um intervalo de apenas três meses.



A série de agendas começou em julho, no Rio de Janeiro, durante visita à Igreja Batista de São Cristóvão. Depois disso, ela passou por Salvador, Manaus e Ceilândia (DF), reforçando o discurso de diálogo e respeito às diferenças. Em Manaus, Janja afirmou que pretende manter o tom conciliador, evitando ataques pessoais.
“Meu papel é promover o diálogo. Não acredito que a política se faça com ofensas”, declarou, em referência indireta às críticas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.


Além das reuniões no Brasil, Janja também participou de um podcast com pastores de esquerda e compareceu a um culto na The Abyssinian Baptist Church, em Nova Iorque (EUA). Nessas ocasiões, destacou o papel das mulheres evangélicas e disse ter se sentido acolhida em cada encontro. Adepta de religiões de matriz africana, a primeira-dama tem buscado construir pontes com lideranças religiosas de diferentes vertentes.


A atuação ocorre em meio ao esforço do governo federal para melhorar a imagem junto ao público evangélico. Segundo pesquisa recente da Quaest, 61% dos evangélicos ainda desaprovam a gestão de Lula, enquanto 35% manifestam aprovação. Apesar da diferença, os números mostram uma tendência de queda na rejeição ao longo do ano.


Destaques