Governo de Minas anuncia novo concurso para a Emater-MG
Seleção prevê 105 vagas para cargos de níveis médio e superior, com atuação em diversas regiões do estado
O Governo de Minas Gerais anunciou a abertura de um novo concurso público voltado para o fortalecimento da Polícia Penal no estado. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi publicado no Diário Oficial, nesta sexta-feira (3), o edital que oferta 1.178 novas vagas para o cargo de Policial Penal.
Com salário inicial de R$ 5.332,64, os aprovados também terão direito a ajuda de custo diária para alimentação durante os dias efetivamente trabalhados. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 2 e 22 de dezembro de 2025, e a aplicação das provas está marcada para 25 de janeiro de 2026.
Esta é a segunda seleção promovida durante a atual gestão estadual, que já possibilitou a nomeação de quase 5 mil policiais penais. A medida reforça o compromisso da administração pública com o fortalecimento da segurança no sistema prisional e a valorização dessa carreira.
'Foi com muito esforço e dedicação que conseguimos atender nossos policiais penais. Segurança no sistema prisional é prioridade, e hoje damos mais um passo nessa direção'
'Lançar mais um concurso para policiais penais em Minas Gerais é um passo fundamental para fortalecer nossa instituição'
'Com as novas vagas, atingiremos o teto máximo de policiais penais autorizado por lei, um feito raro entre as forças policiais do Brasil'
'Precisamos de novos talentos para reforçar os padrões de trabalho e difundir valores que elevem o respeito e o reconhecimento da instituição'
O sistema prisional mineiro é composto por 166 unidades distribuídas pelo estado e conta com um efetivo de aproximadamente 17 mil profissionais, entre policiais penais e servidores técnico-administrativos. Eles são responsáveis por garantir a prestação de serviços de saúde, educação, trabalho, assistência jurídica e religiosa aos custodiados.
Além da equipe convencional, a Polícia Penal de Minas atua com grupamentos especializados como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupamento de Patrulha Aérea (GPAER), o Grupo de Operações com Cães (GOC), o Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) e o Comando de Operações Especiais (Cope). Essas unidades atuam com foco no uso racional da força e no respeito aos direitos humanos.
O edital já está disponível para consulta pública e pode ser acessado por todos os interessados que desejam participar do processo seletivo.
Seleção prevê 105 vagas para cargos de níveis médio e superior, com atuação em diversas regiões do estado
Seleção prevê 105 vagas para cargos de níveis médio e superior, com atuação em diversas regiões do estado