Trump classifica conversa com Lula como 'ótima' e promete encontro em breve
Em publicação na Truth Social, o presidente dos EUA elogiou o diálogo com o brasileiro e destacou temas de economia e comércio bilateral.
Por Plox
06/10/2025 18h43 - Atualizado há 7 dias
Na manhã desta segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter tido uma 'ótima' conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ligação, que durou cerca de 30 minutos, foi descrita como cordial e produtiva por ambos os governos.

Em uma publicação na Truth Social, Trump comentou que o diálogo se concentrou principalmente em temas econômicos e no comércio entre os dois países. Segundo o republicano, os líderes também discutiram futuras oportunidades de cooperação e um possível encontro presencial.
'Discutimos muitas coisas, mas a conversa foi focada em economia e no comércio entre nossos dois países. Teremos mais discussões', escreveu Trump, completando: 'Nossos países se sairão muito bem juntos!'
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Lula aproveitou a ligação para solicitar a retirada da sobretaxa de 40% aplicada aos produtos brasileiros e o fim das sanções impostas a autoridades do país. A Secom também informou que os dois presidentes devem se reunir pessoalmente durante a Cúpula da ASEAN, marcada para o fim de outubro, na Malásia.
Trump encerrou sua publicação afirmando que espera se encontrar com Lula 'em um futuro não tão distante', mencionando a possibilidade de reuniões tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A troca de mensagens entre os líderes foi interpretada por analistas internacionais como um sinal de reaproximação diplomática entre as duas maiores economias do continente americano.