Estouros em subestação da Cemig causam transtornos em Ipatinga

Por Plox

06/11/2019 13h50 - Atualizado há mais de 4 anos

Na tarde desta quarta-feira (6), um problema na subestação de energia elétrica da Cemig, localizada no bairro Industrial, em Santana do Paraíso-MG, deixou alguns pontos das cidades do Vale do Aço sem energia. Algumas explosões dentro da chamada Estação Mesquita assustaram moradores do bairro.

De acordo com relatos, vários bairro sofreram com a queda de energia elétrica. Há informação que no Centro de Ipatinga, no bairro Horto, Iguaçu, Bethânia, Canaã e Bom Retiro houve queda de energia. Contudo, a situação já foi normalizada.

Foto: ReproduçãoIMG 3766

Usiminas

Com o apagão, alguns processos dentro da usina de Ipatinga precisaram ser paralisados por um curto período de tempo. A assessoria de comunicação da Usiminas informou ao PLOX que nenhum fato grave foi registrado e que tudo já está normalizado.

Veja a nota divulgada pela Usiminas:

A Usiminas informa que, devido à uma queda de energia na rede da Cemig no início da tarde desta quarta-feira, a Usina de Ipatinga acionou seus sistemas preventivos de emergência, com foco na segurança das pessoas e operação dos equipamentos. O fornecimento de energia já foi reestabelecido e os equipamentos foram retomados. A fumaça emitida na área de Redução é proveniente da parada e queima de gases como parte do procedimento de segurança. Todo o processo é devidamente controlado e não há impactos para os empregados ou população do entorno. A empresa lamenta informar que é a segunda ocorrência na interrupção do fornecimento de energia por parte da Cemig em cerca de duas semanas, o que acarreta transtornos e prejuízos para suas atividades. 

Nota da Cemig:

A Cemig informa que uma falha em um equipamento, ocorrida às 12h35, desta quarta-feira (6/11), na Subestação Mesquita, em Santana do Paraíso (Vale do Aço), provocou a interrupção de energia para clientes industriais do Leste de Minas. O restabelecimento foi iniciado imediatamente pela Cemig sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, uma vez que se trata de redes de Alta Tensão. 

Todos os consumidores interrompidos foram restabelecidos às 13h10,  sendo que a maior parte dos clientes do Leste de Minas foram afetados apenas por um pique no fornecimento de energia elétrica.

Destaques