Prefeito assina ordem de serviço para nova UBS em Ipatinga

Serão contemplados ainda os bairros Jardim Panorama e Vila Formosa, elevando para cinco as UBS’s entregues pelo atual governo

Por Plox

06/11/2019 11h31 - Atualizado há mais de 4 anos

O prefeito Nardyello Rocha assinou, no final da tarde dessa terça-feira (5), em solenidade acompanhada por vereadores da base de governo e lideranças comunitárias, a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque das Águas. A obra, esperada há anos pela população, tem previsão de conclusão em seis meses. Desde 2014, os moradores são atendidos no local em uma Unidade que funciona em um imóvel alugado.
 
Os recursos para a edificação, provenientes do Finisa - Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento -, foram captados junto à Caixa Econômica Federal, sendo parte de um total de R$ 73 milhões separados para execução do programa municipal ‘Nova Ipatinga’. Além da UBS do Parque das Águas, outras duas, no Jardim Panorama e no Vila Formosa, serão erguidas, elevando para cinco as unidades construídas pelo atual governo. Já foram entregues as UBS’s do Bom Jardim e do Nova Esperança. 

Divulgação PMIIMG 3766

“Graças à seriedade e a responsabilidade dos vereadores da base governista é que conseguimos aprovar esse recurso para hoje podermos assinar a ordem de serviço para as obras da UBS do Parque das Águas, e em breve estaremos liberando também as unidades do Jardim Panorama e Vila Formosa. Além disso, vamos recapear 60 km de vias por toda a cidade, construir 171 muros de arrimo e fazer a reforma do prédio da Prefeitura. Ipatinga irá se transformar em um grande canteiro de obras, mesmo em meio à crise que se abateu sobre os municípios de Minas principalmente em função de retenções milionárias de recursos pelo Estado”, disse o prefeito Nardyello Rocha, durante a cerimônia realizada nesta terça. 

Referindo-se às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), o chefe do Executivo destacou: “Queremos atender a população da forma que ela merece. Por isso, se preciso for colocaremos mais profissionais para prestar um serviço mais ágil e humanizado à comunidade”.
 
A nova unidade vai proporcionar melhor qualidade no atendimento para os moradores dos bairros Planalto e Parque das Águas, projeta o governo municipal. Somente neste ano, a demanda na região já chega a quase 10 mil agendamentos. “A expectativa é que com a construção dos 490 apartamentos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, no bairro Planalto, já bastante avançada, o público assistido aumente consideravelmente. Desta forma, o município já se antecipa com o oferecimento de infraestrutura mais apropriada”, informa a Secretaria de Saúde de Ipatinga. 

Instalações
A UBS do Parque das Águas contará com sala de vacina, farmácia, sala odontológica, sala ginecológica, sala de curativos, local para reuniões e salas para os agentes de saúde e de endemias. Além de melhorar a capacidade de atendimento para os usuários, a unidade vai dispor também de vestiários e copa para os servidores.

O aposentado Davi Flávio Pires, morador do bairro Parque das Águas há 26 anos, disse que a construção da Unidade Básica de Saúde é uma obra muito esperada pela comunidade, e está sendo construída em lugar estratégico, entre dois grandes bairros, o Parque das Águas e o Planalto. “Ninguém achava que essa UBS iria sair do papel. Mas graças a Deus agora estou presenciando o início das obras. A unidade que nos atende atualmente é improvisada e infelizmente não traz comodidade e acesso para a população. Espero ansioso pela inauguração e o início da prestação de serviços para todos”, disse o morador. 
 

Destaques