Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Tite convoca Seleção Brasileira para a Copa do Mundo nesta segunda-feira (7)

O treinador realiza convocação na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e a apresentação será no próximo dia 14, em Turim, na Itália

06/11/2022 às 17:58 por Redação Plox

Nesta segunda-feira (7), será divulgada a lista com 26 jogadores convocados por Tite, técnico da Seleção Brasileira, para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. A convocação acontece às 13h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, às 13h.

A convocação de amanhã será a 32ª de Tite, sendo a segunda para Copa do Mundo, já que o treinador também comandou a equipe na beira do gramado em 2018, na Copa da Rússia, quando o Brasil foi eliminado pela Bélgica, nas quartas de final.

Tite convoca Seleção Brasileira nesta segunda (7). Foto: Thais Magalhães/ CBF/ Divulgação

 

A apresentação será na segunda-feira, 14 de novembro, em Turim, na Itália, local escolhido pela CBF para realização dos primeiros treinamentos. Dia 19 de novembro o Brasil vai para Doha, capital do Catar e faz sua estreia no dia 24, contra a Sérvia, às 16h, de Brasília.

Com vários nomes com passaporte “garantido”, algumas posições podem trazer novidades, principalmente pela FIFA ter liberado 26 jogadores, ao invés de 23, como acontecia nas últimas edições da Copa do Mundo. Tite enviou uma pré-lista com 55 nomes para a FIFA. Os 26 convocados devem fazer parte dessa pré-lista.

Com essas três vagas a mais, Tite poderá buscar por jogadores versáteis, ou seja, que atuam em uma ou mais posições, principalmente pensando na lateral direita, posição apontada por muitos comentaristas como a que tem menos opções.

 

Goleiros
Os goleiros que devem ser chamados por Tite são: Alisson, do Liverpool-ING; Ederson, do Manchester City-ING; e Weverton, do Palmeiras. Esses são os três goleiros que mais foram convocados pelo treinador e estão em alto nível nos últimos anos.

Alisson (de blusa preta), deve ser o titular da Seleção, como na Copa da Rússia, em 2018. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF/ Divulgação

 

Cássio, do Corinthians, Éverson, do Atlético-MG e Santos, do Flamengo, correm por fora para uma terceira vaga ou até mesmo uma quarta vaga, caso Tite decida levar quatro goleiros.

 

Zagueiros
A zaga, analisando as últimas convocações, deve ter três nomes garantidos, com uma vaga ficando em aberto. Os jogadores da posição que devem ser convocados são: Thiago Silva, do Chelsea-ING; Marquinhos, do PSG-FRA;e Éder Militão, do Real Madrid-ESP.

Militão é um dos jogadores versáteis, que pode jogar tanto como zagueiro como lateral direito. Nos últimos amistosos, Tite usou o jogador do Real Madrid como lateral e convocou outros zagueiros. Se caso isso acontecer, Gabriel Magalhães, do Arsenal-ING; Bremer, da Juventus-ITA; Ibañez, da Roma-ITA; Nino, do Fluminense; e Léo Ortiz, do Bragantino, poderiam disputar as possíveis duas vagas.

Tite cumprimentando Thiago Silva, zagueiro que deve ser convocado. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF/ Divulgação

 

Essa polivalência de Militão cria uma das principais dúvidas na convocação dessa segunda-feira. Ele pode ocupar o posto de reserva de Danilo na lateral e, assim, abrir espaço para Tite chamar um quinto zagueiro. Foi isso o que ocorreu nos amistosos contra Gana e Tunísia, em março, quando o técnico também chamou Bremer, da Juventus, e Ibañez, da Roma.

 

Laterais
Essa é a posição apontada por muitos como a mais complicada para o treinador. Danilo e Alexsandro, ambos da Juventus, são contados como convocados. Com isso, uma vaga, sendo uma para a direita e outra para a esquerda, estariam abertas.

Danilo, que deve ser chamado, com Tite. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF/ Divulgação

 

Se Tite chamar um zagueiro para compor a lateral direita, o que é possível, ficará apenas a lateral esquerda em aberto. Renan Lodi, do Atlético de Madrid-ESP, e Alex Telles, do Manchester United-ING, devem disputar a segunda vaga.

Daniel Alves e Emerson Royal, do Tottenham-ING, opções para a lateral direita, parecem distantes, por conta das últimas convocações.

 

Meio-campo

Os dois volantes mais defensivos devem ser Casemiro, do Manchester United, e Fabinho, do Liverpool. A posição de segundo volante, que joga mais avançado, deve ter Fred, também do Manchester United e Bruno Guimarães, no Newcastle-ING.

Outro jogador que deve ser convocado e pode jogar em outras posições é Lucas Paquetá, do West Ham-ING. O meia pode jogar como um armador, segundo volante e meia pela esquerda.

Fabinho deve ser chamado. O volante é lateral direito de origem e, caso precise, ele pode atuar na posição. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF/ Divulgação

 

Já a outra posição de armador pode ficar com Everton Ribeiro, do Flamengo, chamado nas últimas convocações, ou Philippe Coutinho, do Aston Vila-ING, porém, Coutinho vem perdendo espaço no seu time nessa temporada, o que acarretou e não convocações nas últimas oportunidades.

Neymar também foi usado por Tite como meia armador e, se isso for uma possibilidade, abriria uma vaga para o ataque, diminuindo uma convocação no meio-campo ou até mesmo, Tite poderia chamar outro volante, deixando Paquetá e Neymar como meias armadores.

 

Ataque

Alguns nomes cresceram nos últimos anos e outros, que estavam em baixa, tem conseguido fazer um ótimo início de temporada europeia (que começou em julho). Neymar, do PSG, Raphinha, do Barcelona-ESP, Vinícius Junior, do Real Madrid, e Richarlison, do Tottenham, devem ser confirmados.

Neymar e Richarlison são nomes praticamente confirmados. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF/ Divulgação

 

Antony, do Manchester United; Rodrygo, do Real Madrid; Roberto Firmino, do Liverpool; Gabriel Jesus, do Arsenal-ING; Matheus Cunha, do Atlético de Madrid; e Pedro, do Flamengo, devem disputar quatro vagas. Antony e Rodrygo vivem boa fase, Firmino e Gabriel Jesus voltaram a fazer bom jogos nessa temporada e Pedro tem características de centro-avante brigador, algo bem-visto por Tite.

Matheus cunha, aparentemente, corre por fora nessa disputa. Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi muito pouco convocado por Tite e é improvável sua convocação.


Tite deve levar: 3 goleiros, 4 zagueiros, 4 laterais (ou 5 zagueiros e 3 laterais), 7 meio-campistas e 8 atacantes.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
arabia
ESPORTES

Argentina perde de virada para a Arábia Saudita

Messi abriu o placar, mas no início do segundo tempo os sauditas conseguiram a virada

Cruzeiro
ESPORTES

Cruzeiro vence Penapolense e se classifica na Copa SP de Futebol Júnior

Time mineiro passou de fase em primeiro no grupo 10, com 100% de aproveitamento

uruguai.jpg
ESPORTES

Com três gols anulados pelo VAR, Uruguai é eliminado da Copa América

No jogo em que o VAR foi a grande estrela, seleção uruguaia foi eliminada nos pênaltis

 Foto: Divulgação/ Instagram @vinirodriguees
ESPORTES

Vinícius Rodrigues retoma treinamentos visando Paralimpíadas de Paris após participação no BBB 24

Medalhista de Tóquio volta às pistas e atualiza exames médicos em preparação para os Jogos Paralímpicos