Ipatinga inicia formação da primeira turma de Guarda Civil Municipal

A prefeitura estima que até abril de 2024, todos os 120 guardas selecionados estarão formados e prontos para atuar na cidade

Por Plox

06/11/2023 15h20 - Atualizado há 9 meses

Na manhã desta segunda-feira (6), foi dado início ao curso preparatório dos alunos da Guarda Civil Municipal de Ipatinga, que deve entrar em operação no ano que vem. A aula inaugural aconteceu no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, e contou com a presença de diversas autoridades da segurança pública.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

 

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Levi Sampaio, a unidade vai operar em conjunto com as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. “Nós teremos esse papel, que já é garantido na lei federal 022, onde faremos esse papel de proteger, uso da força progressiva, caso seja necessário, e a prisão e condução para a delegacia quando for necessário”, disse Sampaio.

 

 

A Guarda Civil Municipal poderá ser acionada pelo cidadão pelo número 153, mas irá executar suas atribuições específicas, sem conflitar com as ocorrências já atendidas pela Polícia Militar.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

 

Os candidatos que estão dando início ao curso foram selecionados por meio de um processo seletivo criterioso. A prefeitura estima que até abril de 2024, todos os 120 guardas selecionados estarão formados e prontos para atuar na cidade, contribuindo significativamente para o reforço da estrutura de segurança pública de Ipatinga. 

 

Destaques