Prorrogado o prazo para o cadastro escolar na rede pública até dia 10 em MG

Para assegurar a vaga, pais ou responsáveis, ou ainda o estudante maior de 18 anos, devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet

Por Plox

06/11/2023 15h12 - Atualizado há 9 meses

Estudantes mineiros que desejam ingressar na rede pública de ensino no próximo ano ou aqueles que precisam mudar de escola entre as redes municipal e estadual  precisam ficar atentos: as inscrições do Cadastro Escolar 2024 foram prorrogadas e terminam sexta-feira, dia 10 de novembro. Para tirar as dúvidas dos estudantes e dos pais, o Plox recebe no estúdio, ao vivo, a superintendente regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania Andrade, e a secretária municipal de educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.

 

Para assegurar a vaga, pais ou responsáveis, ou ainda o estudante maior de 18 anos, devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do Sistema Único de Castro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem), no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O resultado deve ser divulgado no mesmo site a partir do dia 5 de dezembro.

A necessidade de inscrição é válida para todos os estudantes que pretendem ingressar numa escola pública no ano que vem, seja primeiro cadastro ou por transferência.

Podem se cadastrar também os alunos cuja escola atual não possua o nível de ensino ou o ano de escolaridade em que estarão no ano que vem.

EJA
O cadastramento também é necessário para quem pretende retornar aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estado e municípios ofertarão vagas no Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular da EJA. Para ingressar na EJA é necessário ter mais de 15 anos, em caso de matrícula para o Ensino Fundamental, e mais de 18 anos, se for para o Ensino Médio.

Documentos necessários
Na hora de preencher o formulário, o sistema exigirá informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno - se possuir -, filiação ou nome do responsável legal. Quem não tiver acesso à internet pode procurar diretamente uma escola pública estadual ou municipal. Os documentos físicos deverão ser entregues no momento de efetivar a matrícula.

Zoneamento
A Secretaria Municipal de Educação lembra que o encaminhamento para matrícula dos alunos inscritos no SUCEM obedecerá a critérios como disponibilidade das vagas por turno, espaço físico e condições técnicas das escolas conforme a necessidade do aluno, respeitando inclusive critérios de desempate. Todos os critérios estão previstos na Resolução SEE Nº 4.917, de 5 de outubro de 2023.

Matrículas
O início das matrículas está previsto para dezembro. Os períodos são de 7 a 21/12/2023 para a Rede Municipal de Ipatinga e de 26/12/23 a 12/1/24 para a Rede Estadual. 
 

Destaques