Líderes globais reagem à provável vitória de Trump nos EUA
Personalidades políticas ao redor do mundo parabenizam o republicano que está próximo de voltar à presidência dos Estados Unidos.
Por Plox
06/11/2024 07h45 - Atualizado há 3 meses
Com a vitória iminente de Donald Trump nas eleições norte-americanas, líderes de diferentes nações, ex-presidentes e porta-vozes reagiram ao possível retorno do republicano ao poder, expressando congratulações e expectativas sobre futuras relações diplomáticas e políticas globais. Abaixo estão algumas das declarações mais marcantes.
Liderança europeia e Ocidente
Diversos chefes de Estado da Europa manifestaram prontidão para fortalecer laços com o novo governo. Emmanuel Macron, presidente da França, destacou a disposição para cooperar com Trump: “Parabéns, presidente Donald Trump. Pronto para trabalharmos juntos, como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade.” No Reino Unido, o primeiro-ministro Kier Starmer ressaltou os valores compartilhados entre os países: “Parabéns, presidente eleito Trump, por sua histórica vitória eleitoral. Estou ansioso para trabalhar com você nos próximos anos. Como os aliados mais próximos, estamos ombro a ombro na defesa de nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e empreendedorismo.”
Apoio de aliados e parceiros estratégicos
Entre os líderes de outras regiões, Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, se dirigiu a Trump como amigo e ressaltou a importância da colaboração EUA-Índia: “Meus mais sinceros parabéns, meu amigo Donald Trump, por sua histórica vitória eleitoral. [...] Espero renovar nossa colaboração para fortalecer ainda mais a parceria global e estratégica Índia-EUA. Juntos, vamos trabalhar pela melhoria do nosso povo e promover a paz, estabilidade e prosperidade globais.”
Já o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, viu na vitória de Trump uma oportunidade para fortalecer a aliança com os EUA: “Sua histórica volta à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso renovado com a grande aliança entre Israel e a América. Esta é uma grande vitória.”
Declarações de líderes de outras nações e ex-presidentes
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, comentou de maneira enigmática: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Já o ex-presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, salientou características de Trump que ele considera vantajosas: “Trump tem uma qualidade útil para nós: como empresário até a medula, desgosta mortalmente de gastar dinheiro com vários parasitas e aliados estúpidos, em projetos de caridade ruins e em organizações internacionais vorazes.”
Liderança na Ásia e Oriente Médio
A China, por meio de sua porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, expressou esperança de uma relação pacífica e mutuamente vantajosa: “A China espera uma convivência pacífica com os Estados Unidos [...] Continuaremos focando e gerenciando as relações com base nos princípios de respeito mútuo, convivência pacífica e cooperação mutuamente benéfica.” Representando o Hamas, o porta-voz Sami Abu Zuhri recomendou que Trump “aprenda com os erros do [do atual presidente Joe] Biden”, destacando a oposição às políticas do governo anterior.
Ucrânia e a promessa de ‘paz pela força’
Em nome da Ucrânia, o presidente Volodimir Zelenski demonstrou otimismo com a abordagem de Trump para o conflito russo-ucraniano: “Agradeço o comprometimento do presidente Trump com a abordagem da ‘paz pela força’ nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode aproximar a paz justa da Ucrânia. Tenho esperança de que o colocaremos em ação juntos.”
Declarações de congratulações e otimismo para o futuro
Além dos líderes citados, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, também celebrou o retorno de Trump à política dos EUA, oferecendo suas bênçãos: “Parabéns ao Presidente Eleito dos Estados Unidos da América, [Donald Trump]. Que Deus te abençoe e te guie.”