Prefeitura de Ipatinga faz enquete para discutir com moradores plano de coleta seletiva
Município busca definir modelo eficiente de reciclagem, com metas claras e baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos
Por Plox
06/11/2024 15h54 - Atualizado há 2 meses
A Prefeitura de Ipatinga está desenvolvendo o Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS), que definirá o modelo de coleta seletiva a ser implantado no município. Para isso, disponibilizou um formulário de enquete digital no site oficial www.prefeituradeipatinga.mg.gov.br para que os moradores participem da elaboração. Segundo a administração municipal, o modelo de coleta seletiva será baseado nas opiniões e necessidades apontadas pela comunidade. A reportagem do Pox conversou com a diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam), Fernanda Freitas. Fique por dentro do assunto na Live.
Participação cidadã no plano de coleta seletiva
O plano seguirá as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e estabelecerá metas progressivas para a reciclagem. Algumas ações estão em andamento para complementar a fase de diagnóstico e elaboração do PMCS, cuja conclusão está prevista para oito meses.
Para que o PMCS reflita as reais necessidades e expectativas da população, a Prefeitura disponibilizou uma enquete digital em seu site oficial (www.prefeituradeipatinga.mg.gov.br), incentivando os cidadãos a compartilharem suas percepções e sugestões sobre a gestão de resíduos. A consulta pública permitirá que o modelo de coleta seletiva seja construído de forma colaborativa, assegurando que o plano atenda as peculiaridades locais e inclua as demandas da comunidade.
Ações de diagnóstico e planejamento
Para compreender o cenário atual da coleta seletiva e desenvolver um sistema adaptado à realidade do município, o Departamento de Meio Ambiente de Ipatinga está realizando um diagnóstico completo. Entre as ações em andamento, está o levantamento da situação atual dos resíduos sólidos na cidade, ação essencial para guiar a definição de diretrizes e metas do PMCS.
Análise dos resíduos como base para o planejamento
Uma das etapas-chave do processo de elaboração do PMCS foi a realização de uma análise gravimétrica, método que consiste na coleta e estudo dos resíduos sólidos descartados pela população. Esse levantamento detalhado aponta quais materiais têm maior potencial de reciclagem, permitindo que o plano direcione esforços para a criação de uma estrutura de coleta seletiva mais eficiente e adequada aos tipos de resíduos produzidos em Ipatinga.
Previsão de conclusão e implementação
Com prazo de oito meses para a finalização do Plano Municipal de Coleta Seletiva, a expectativa é que, ao final desse período, Ipatinga tenha condições de iniciar a coleta seletiva de forma planejada e eficaz, contribuindo para a sustentabilidade e o manejo responsável dos resíduos sólidos. A estruturação do PMCS visa não apenas o cumprimento das metas estabelecidas pela legislação, mas também o fortalecimento de uma consciência ambiental entre os moradores e a promoção de uma cidade mais limpa e sustentável.