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Política
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Uso de iate de luxo por Lula e Janja em Belém levanta dúvidas sobre transparência
Gastos com Iana III, sem detalhes divulgados, e ausência de compensação ambiental geram críticas em meio ao discurso de sustentabilidade do governo
06/11/2025 às 14:07por Redação Plox
06/11/2025 às 14:07
— por Redação Plox
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A ausência de informações detalhadas sobre o aluguel do iate Iana III, que abrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja, em Belém (PA), tem levantado questionamentos sobre a transparência dos gastos públicos federais. O contrato firmado com uma empresa de Manaus (AM) não teve seus detalhes revelados pelo governo federal, intensificando a cobrança por mais clareza.
Despesas de Lula e Janja com o iate no Pará permanecem confidenciais
Foto: Agência Brasil
Custos sob sigilo e falta de informações detalhadas
De acordo com a Presidência, a diária do iate custou cerca de R$ 2,7 mil por pessoa. Considerando apenas Lula e Janja, o valor mínimo foi de R$ 5,4 mil por dia. O governo, no entanto, não divulgou quantas pessoas da equipe também foram hospedadas na embarcação, nem apresentou dados sobre custos adicionais de operação e logística, que podem integrar o contrato.
Os questionamentos aumentaram com a ausência de registros oficiais acerca de medidas de compensação ambiental, apesar das emissões de poluentes durante a estadia presidencial no Pará. O governo também arca com embarcações auxiliares e navios de apoio para deslocar a comitiva em rios de pouca profundidade, o que eleva ainda mais os custos totais da operação.
Iate Iana III, que serve como residência de Lula em Belém
Foto: Reprodução/YouTube Canalzonia
Estrutura de luxo e questionamentos sobre sustentabilidade
O Iana III conta com mais de dez camarotes, sala de jantar, solarium e deck, oferecendo uma estrutura de alto padrão. A embarcação já foi utilizada por órgãos públicos do Amazonas e empresas privadas.
Apesar do discurso em prol da sustentabilidade, uma apuração do site PlatôBR apontou que o iate pode consumir de 120 a 150 litros de diesel por hora, gerando contrastes entre a prática e o discurso do governo, principalmente durante os preparativos para a COP30.
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