Extra

Inscrições para o prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais terminam no próximo domingo

Profissionais do volante com conduta exemplar podem se inscrever gratuitamente até 9 de novembro para concorrer a medalhas e certificação em cerimônia promovida pela Seplag-MG e CET-MG.

06/11/2025 às 13:58 por Redação Plox

O Governo de Minas Gerais vai reconhecer condutores profissionais que demonstram comprometimento com a segurança viária e atitudes responsáveis no trânsito. O prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais 2025 está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro, sendo o processo totalmente gratuito.

Premiação reforça valorização da segurança no trânsito

Idealizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), a iniciativa tem o objetivo de estimular o respeito às normas de trânsito e promover a preservação da vida nas vias.

A aurora boreal é um verdadeiro espetáculo da natureza, com suas cores vibrantes dançando no céu noturno.

Foto: Seplag-MG / Divulgação

Os condutores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria receberão medalha e certificação como Motorista Padrão 2025. A entrega será feita durante cerimônia em dezembro. O resultado final do concurso será publicado no site da CET-MG até 3 de dezembro.

Público-alvo e inscrições

Podem participar motoristas e motociclistas que trabalham de forma remunerada em Minas Gerais, desde que tenham pelo menos três anos de habilitação nas categorias A, B, D ou E. É necessário, ainda, ter a observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) registrada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para se inscrever, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e anexar a documentação exigida, como CNH digital (ou em PDF) e o histórico de condutor. Documentos adicionais, como elogios, menções honrosas e certificados de cursos realizados nos últimos dois anos, também podem ser apresentados para somar pontos no processo seletivo.

Etapas da seleção e critérios de avaliação

O processo seletivo será dividido em duas fases: análise do prontuário e tempo de habilitação, seguida pela avaliação dos documentos comprobatórios. A pontuação máxima é de cem pontos, levando em consideração fatores como ausência de infrações, formação complementar e histórico profissional.

Desclassificação e critérios de eliminação

Serão automaticamente desclassificados os candidatos que tiverem infrações graves ou gravíssimas, bem como processos administrativos ou judiciais condenatórios registrados nos últimos cinco anos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a