Com hat-trick de Gonçalo Ramos, Portugal goleia Suíça por 6 a 1 e pega o Marrocos nas quartas de final
Artilheiro da partida substituiu CR7, que ficou no banco pela primeira vez em uma Copa
Por Plox
06/12/2022 17h40 - Atualizado há quase 2 anos
Com Cristiano Ronaldo fora do time titular, Portugal goleou a Suíça por 6 a 1 nesta terça-feira (6), no Lusail Stadium e vai enfrentar o Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo. Gonçalo Ramos, substituto de CR7 na partida, marcou o primeiro hat-trick (três gols em um jogo) na Copa do Catar.
Apesar do assunto mais falado pouco antes da partida começar ser o atacante Cristiano Ronaldo fora da equipe titular, a seleção portuguesa parece não ter sentindo tanto a falta do craque.
Logo aos 16 minutos, Gonçalo Ramos, substituto de CR7, dominou na área, de costas para o marcador, girou e chutou forte de esquerda, sem chance para o goleiro Sommer.
Portugal seguiu pressionando e conseguiu ampliar o placar aos 32 minutos. Bruno Fernandes cobrou escanteio da direita, Pepe subiu sem marcação e cabeceou na linha da pequena área, estufando as redes. O zagueiro, de 39 anos, brasileiro naturalizado português é o jogador mais velho a marcar em um jogo de mata-mata de Copa.
No segundo tempo as coias não foram muito diferentes. Portugal sufocou a Suíça e fez o terceiro gol aos cinco minutos e, de novo, com Gonçalo Ramos. Diogo Dalot fez uma boa jogada pela direita, driblou o marcador e cruzou rasteiro para o artilheiro do Campeonato Português na última temporada. Ele tocou de pé esquerdo na pequena área, por baixo do goleiro Sommer.
Apenas cinco minutos os portugueses marcaram o quarto gol. Em um contra-ataque de manual, com a bola de pé em pé, até chegar em Raphaël Guerreiro, livre na área e chutar forte para balançar a rede.
A Suíça diminuiu aos 12 minutos com Akanji. Após escanteio da direita, a bola foi desviada na pequena área, e o defensor completou na segunda trave para diminuir a vantagem portuguesa.
Hat-trick. Com vontade de mostrar trabalho ao técnico Fernando Santos, Gonçalo Ramos marcou seu terceiro gol na partida, o quinto de Portugal no jogo. João Félix recebeu na intermediária e tocou na área para o camisa 26, que dominou não muito bem, mas conseguiu chegar antes de Sommer e marcar de cavadinha.
Nos minutos finais, Ronaldo chegou a balançar as redes, mas foi anulado por impedimento do camisa 7. Mas teve tempo para Rafael Leão fazer um golaço. O atacante foi lançado na área pela esquerda, driblou o marcador e acertou um bonito chute cruzado, no canto esquerdo de Sommer.
Portugal irá enfrentar o Marrocos no próximo sábado (10), às 12h, no Al Thumama Stadium pela fase de quartas de final da Copa do Mudo.