Copasa confirma falta de água nas 4 cidades do Vale do Aço nesta quinta-feira
A Copasa enfatiza a necessidade de um consumo responsável de água durante este período de instabilidade
Por Plox
06/12/2023 18h29 - Atualizado há mais de 1 ano
A Copasa, empresa de saneamento de Minas Gerais, anunciou uma interrupção no fornecimento de água em quatro cidades do Vale do Aço nesta quinta-feira (07). O desabastecimento afetará toda a cidade de Ipatinga, o bairro Amaro Lanari em Coronel Fabriciano, parte de Santana do Paraíso e de Timóteo. O motivo, segundo a companhia, é uma paralisação programada de energia elétrica da Cemig, que impacta o sistema de distribuição de água. Apesar da suspensão programada de água, nos últimos dias, em meio à onda de calor, moradores do Vale do Aço reclamaram da falta de abastecimento em vários pontos da região sem aviso prévio.
O anúncio da suspensão do fornecimento de água foi feito na segunda-feira, mesmo dia que o governo de Minas divulgou o reajuste na conta de água. O Plox recebe a advogada Idamara Fernandes para tratar sobre as interrupções no fornecimento dos serviços essenciais à população. Acompanhe.
De acordo com a Copasa, a interrupção no abastecimento de água será das 8h às 14h e o retorno será progressivo, condicionado à retomada da energia elétrica nas áreas afetadas. A previsão é que o abastecimento de água seja restabelecido no início da tarde do mesmo dia (07/12) e normalizado, gradativamente, ao longo da madrugada de quinta para sexta-feira (08/12/2023).
Áreas afetadas com o desabastecimento
A interrupção do abastecimento afetará toda a cidade de Ipatinga. Em Coronel Fabriciano, o bairro Amaro Lanari será impactado; em Timóteo, os bairros Recanto Verde, Limoeiro, Alphaville, Distrito Industrial e Recanto do Sossego enfrentarão a escassez de água; enquanto em Santana do Paraíso, os bairros Cidade Nova, Chácaras do Vale, Águas Claras, Bom Pastor, Jardim Vitória, Parque Caravelas, Parque Veneza e Residencial Bethânia também sofrerão com a interrupção.
A Copasa enfatiza a necessidade de um consumo responsável de água durante este período de instabilidade e se compromete a restabelecer o serviço o mais breve possível.
INTERRUPÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Quinta-feira, 07, das 8h às 14h
Ipatinga: toda a cidade.
Coronel Fabriciano: Amaro Lanari.
Timóteo: Recanto Verde, Limoeiro, Alphaville, Distrito Industrial e Recanto do Sossego.
Santana do Paraíso: Cidade Nova, Chácaras do Vale, Águas Claras, Bom Pastor, Jardim Vitória, Parque Caravelas, Parque Veneza e Residencial Bethânia.
Reajuste
A diretoria colegiada da Arsae-MG autorizou o reajuste de valor médio de 4,21% nas tarifas de água e esgoto da Copasa, valor abaixo do IPCA de 4,62%.
A metodologia de reajuste tarifário da Copasa foi definida pela Arsae-MG em 2021, após amplo debate com o público, e as regras aprovadas têm validade até 2025. As novas tarifas passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2024. Todos os documentos relacionados à revisão estão disponíveis no site da Arsae-MG.