Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara de ‘Esqueceram de mim’
A canadense, referência da comédia, teve a morte noticiada nesta sexta-feira (30) após diagnóstico de uma doença não divulgada; Macaulay Culkin prestou homenagem nas redes
Reaproveitar roupas antigas é uma tendência que une estilo e sustentabilidade, especialmente em épocas de festas de fim de ano. Dados do Sebrae revelam que, no Brasil, são produzidas cerca de 170 mil toneladas de roupas anualmente, mas apenas 20% dessas peças são recicladas ou reaproveitadas. O restante, frequentemente descartado em aterros sanitários ou incinerado, contribui para os danos ambientais causados pela indústria da moda.

Além disso, um relatório da McKinsey & Company em parceria com a Global Fashion Agenda aponta que o setor têxtil e de moda emitiu 2,1 bilhões de toneladas métricas de gases de efeito estufa em 2018, representando cerca de 4% das emissões globais.
Para começar o ano com estilo e consciência, Evandro Macedo, fundador da rede especializada em costura e customização "Tem jeito", compartilha cinco dicas práticas para transformar seu guarda-roupa sem recorrer ao consumo excessivo.
As roupas de réveillons passados podem ganhar uma nova aparência com pequenos ajustes. Adicionar bordados, brilhos ou detalhes em renda pode transformar peças antigas em criações únicas e exclusivas. É uma forma de reaproveitar com estilo.
Brechós são ótimas opções para encontrar roupas únicas e sustentáveis. Além de economizar, ao comprar em brechós você incentiva a moda circular, reduzindo o impacto ambiental. Muitas vezes, é possível adquirir peças de grife ou raras e personalizá-las para dar um toque pessoal.
Uma costureira de confiança pode transformar completamente uma peça antiga. Um novo corte, detalhes modernos ou aplicações simples fazem toda a diferença. Na internet, há muitas ideias e tutoriais de customização para inspirar suas mudanças.
A técnica de upcycling, que reaproveita tecidos ou roupas sem perder qualidade, é ideal para criar acessórios ou até novas peças. Retalhos podem se transformar em bolsas, faixas ou detalhes para roupas, oferecendo possibilidades infinitas de renovação.
Menos é mais. Invista em roupas clássicas e versáteis, feitas para durar. Peças atemporais não apenas evitam gastos desnecessários como também reduzem a necessidade de constantes renovações no armário.
Aproveitar o fim de ano para refletir sobre o consumo é uma atitude que beneficia o planeta e renova seu guarda-roupa de forma criativa. Em vez de comprar, transforme; em vez de descartar, reutilize. Assim, o brilho das celebrações começa com escolhas que fazem a diferença.