Menina de 9 anos morre após se afogar ao ter cabelo puxado por ralo de piscina em Resort
Criança ficou hospitalizada em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos causados pelo afogamento
Por Plox
06/12/2024 15h00 - Atualizado há 5 dias
Manuela Cotrin Carosio, de 9 anos, faleceu nessa quarta-feira (4) após um trágico acidente ocorrido no dia 23 de novembro em um resort em Campinas, no interior de São Paulo. A criança estava internada em estado grave no Hospital Infantil Mário Gattinho desde o dia do incidente.
O sepultamento está marcado para este sábado (7), às 11h, no cemitério Parque das Palmeiras, em Paulínia, cidade próxima ao local do acidente.
Acidente em Piscina
Segundo testemunhas, Manuela brincava na área rasa da piscina principal do Royal Palm Plaza Resort, onde há uma cascata, quando teve o cabelo puxado e preso em um ralo conectado ao dispositivo de retorno de água da cascata. O acidente ocorreu por volta das 18h30.
Outra criança que estava na piscina percebeu o que acontecia e alertou os adultos, mas Manuela já havia ficado cerca de sete minutos submersa, conforme relatado por seu pai à polícia.
Atendimento e Investigações
O resort afirmou em nota que a equipe de salva-vidas realizou os primeiros socorros e acompanhou o atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi responsável pelo transporte da criança ao hospital. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas ao chegar no local, a menina já havia sido estabilizada.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que o caso está sob investigação pelo 2º Distrito Policial de Campinas. Laudos periciais estão sendo preparados pelo Instituto de Criminalística e serão encaminhados à autoridade policial para a continuidade das apurações.
Posicionamento do Resort
Em comunicado, o Royal Palm Plaza lamentou profundamente o ocorrido e garantiu estar oferecendo suporte à família da vítima. O resort esclareceu que os ralos das piscinas possuem mecanismos de segurança contra sucção e aprisionamento, e que o dispositivo específico envolvido no acidente foi desativado para avaliação técnica.
Ainda de acordo com o resort, os protocolos de segurança estavam em operação no momento do acidente, mas o caso segue sendo analisado para identificar possíveis falhas ou melhorias.