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Um vídeo gravado durante um voo da companhia Gol viralizou nas redes sociais nos últimos dias, provocando debates entre internautas, especialistas e passageiros frequentes. A gravação mostra uma mulher, identificada como Jeniffer Castro, recusando-se a ceder seu assento próximo à janela para uma criança que estava chorando.
O caso gerou discussões sobre direitos do consumidor, ética, exposição na internet e questões relacionadas à convivência em espaços públicos.
A gravação foi publicada inicialmente no perfil do TikTok @marycomciencia, acompanhada da legenda: "E minha mãe que encontrou uma pessoa sem empatia com criança". No vídeo, Jeniffer aparece com fones de ouvido, tentando ignorar a situação enquanto era filmada sem sua autorização.
Segundo as imagens, quem registrou o vídeo não foi a mãe da criança, mas outra passageira que presenciou o ocorrido. Na gravação, é possível ouvir críticas à postura de Jeniffer. “Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas”, diz a voz ao fundo, acrescentando: “Isso é repugnante, no século 21, não ter empatia com uma criança.”
Após a repercussão negativa, os perfis de @marycomciencia nas redes sociais foram desativados.
A passageira que virou assunto deu sua primeira entrevista na manhã desta sexta-feira (6) no programa Encontro com Patrícia Poeta. Durante a conversa, Jeniffer compartilhou sua versão dos fatos e desabafou sobre os impactos do caso em sua vida.
Sobre o crescimento repentino de sua popularidade, Jeniffer comentou:
"Está sendo muito novo. Do nada, chegou esse monte de seguidor. Ainda bem que o pessoal está me acolhendo."
No entanto, a jovem destacou que nem tudo tem sido positivo. Além de enfrentar ataques e críticas, ela revelou sentir medo por sua segurança e a de sua família.
"O que eu passei não foi fácil. Eu fiquei com medo que viessem para cima de mim. Estou tentando processar tudo."
Jeniffer também explicou que, para proteger seus parentes, parou de segui-los nas redes sociais. Ela afirmou estar preocupada com possíveis ameaças e agressões.
"Estou mais com medo da minha segurança, alguém fazer algo comigo ou com a minha família. Todo mundo me manda mensagem, perguntando onde eu moro."
Uma das questões levantadas na discussão online foi que Jeniffer ocupava um assento especial, conhecido como “Conforto”, que exige pagamento adicional. Simulações realizadas para voos da Gol no trecho São Paulo-Belo Horizonte mostram que a reserva desse tipo de assento custa cerca de R$ 51 a mais por trecho.
Relatos apontam que, ao chegar ao assento, Jeniffer encontrou a criança já sentada no lugar e que a mãe retirou a criança para que a passageira pudesse ocupar o local. Após isso, a criança teria começado a chorar, gerando a confusão.
Grande parte dos internautas manifestou apoio a Jeniffer, destacando que ela pagou pelo assento especial e foi exposta indevidamente na internet. Muitos elogiaram sua postura tranquila diante da situação, sem reagir às provocações.
Jeniffer ganhou destaque nas redes sociais, chegando a acumular mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram. Em seus stories, ela compartilhou mensagens de apoio com a hashtag #todoscomjeniffercastro.
Jeniffer é agente de negócios do banco Bradesco, formada em administração pela Faculdade Nova Serrana e possui MBA em gestão estratégica de negócios pelo Centro Universitário Newton Paiva. Até o momento, ela não se pronunciou publicamente sobre o caso.
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