Política

Carlos Bolsonaro defende Flávio como candidato do PL e diz que decisão de Jair será definitiva

Vereador afirma que ex-presidente baterá o martelo sobre nome para a Presidência, minimiza reação do Centrão, reforça aliança com Tarcísio e atribui turbulência no mercado à perspectiva de mudança na política econômica

06/12/2025 às 10:21 por Redação Plox

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a decisão do pai sobre o candidato à Presidência nas eleições do ano que vem será definitiva. A declaração foi dada à imprensa nesta sexta-feira (5), após ele receber a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Medalha de Honra ao Mérito Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)

Medalha de Honra ao Mérito Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)

Foto: Reprodução: (Alesp)


Questionado sobre a reação do Centrão à indicação do senador Flávio Bolsonaro, seu irmão, como nome do PL para a disputa presidencial, Carlos disse não estar preocupado com o bloco. Um dos preferidos do grupo é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, segundo o vereador, continua sendo aliado da família.

Carlos ressaltou que sua prioridade é a candidatura de Flávio e reforçou a confiança na manutenção da parceria com Tarcísio. Ele afirmou que eventuais ruídos na relação deverão ser superados por alinhamento político em torno do governador, caso necessário.

Carlos se coloca à disposição na campanha de Flávio

Ao ser perguntado sobre um possível papel na campanha do irmão à Presidência, Carlos Bolsonaro disse estar pronto para ajudar em qualquer função. Segundo o vereador, ele pretende colaborar da forma como Flávio considerar adequada, sem impor condições ou restrições.

A indicação de Flávio Bolsonaro para disputar o Palácio do Planalto mexeu com o mercado financeiro nessa sexta-feira (5). O dólar teve a maior alta desde outubro, avançando 2,34% e chegando a R$ 5,43, enquanto o Ibovespa recuou 4,31%, aos 157.369 pontos, no pior desempenho diário desde 2021.

Ao comentar a reação negativa dos investidores, Carlos Bolsonaro minimizou a turbulência e relacionou a oscilação dos índices à perspectiva de mudança na política econômica e na rentabilidade do mercado financeiro em cenário de eventual novo governo. Para ele, a possibilidade de redução de margens de lucro gera apreensão entre agentes econômicos.

Choro na homenagem e protesto de estudantes

Durante a cerimônia na Alesp, Carlos Bolsonaro chorou ao receber a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Paulo Mansur (PL). Também foi agraciado o deputado federal e ex-ministro de Jair Bolsonaro, Mário Frias.

Na chegada de Carlos à Casa, um grupo de cerca de 30 estudantes organizados pela UNE (União Nacional dos Estudantes) realizou protesto contra a presença do vereador. Os manifestantes entoaram palavras de ordem com críticas ao ex-presidente e aos aliados.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a