Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Datafolha: governo Lula mantém avaliação estável, com 32% de aprovação e 37% de reprovação
Levantamento mostra quadro praticamente inalterado em relação ao mês anterior, com 30% avaliando gestão como regular e aprovação concentrada entre idosos, menos instruídos, nordestinos e católicos
06/12/2025 às 09:48por Redação Plox
06/12/2025 às 09:48
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como bom ou ótimo por 32% dos brasileiros, enquanto 37% o consideram ruim ou péssimo e 30% o classificam como regular.
Os índices atuais de aprovação ao governo Lula são bem inferiores aos medidos pelo Datafolha em seus dois primeiros mandatos
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Os dados são da mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (6/12). O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios do país, entre os dias 2 e 4 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Avaliação se mantém estável em relação ao mês anterior
Na pesquisa anterior, realizada há um mês, a aprovação do governo era de 33%, a reprovação de 38% e o índice de regular de 28%. Considerando a margem de erro, o cenário é de estabilidade na percepção sobre a administração federal.
Também houve pouca variação na avaliação pessoal do presidente. Lula é aprovado por 49% dos entrevistados (eram 48% em setembro) e reprovado por 48%, exatamente o mesmo índice registrado no levantamento anterior.
Quem mais aprova e quem mais reprova o governo
O Datafolha identificou perfis em que a aprovação ao governo Lula supera a média nacional. Consideram a administração como ótima ou boa, em proporção maior que a geral, pessoas com 60 anos ou mais (40%), os menos instruídos (44%), moradores do Nordeste (43%) e católicos (40%).
Já a reprovação é mais alta entre grupos associados a maior incidência de bolsonarismo e/ou antipetismo: 46% dos que têm ensino superior, 53% dos que ganham de cinco a dez salários mínimos, moradores da região Sul (45%) e evangélicos (49%).
Desempenho atual é inferior aos dois primeiros mandatos
Os índices favoráveis ao governo Lula hoje estão bem abaixo dos registrados em seus dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2010. No segundo mandato, por exemplo, ele tinha 72% de aprovação e apenas 6% de reprovação neste mesmo ponto do governo, segundo o Datafolha.
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB