Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
ANP anuncia vencedores do Prêmio de Inovação Tecnológica 2025
Cerimônia no Rio de Janeiro destacou integração entre academia, pesquisa e indústria e premiou projetos de Shell, Petrobras, Repsol e universidades em áreas como transição energética, meio ambiente e indústria 4.0
06/12/2025 às 10:39por Redação Plox
06/12/2025 às 10:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou nesta sexta-feira (5/12), no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025. O evento, voltado a reconhecer avanços em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de energia, teve transmissão ao vivo pelo canal da ANP no YouTube.
Foto: Divulgação
Na abertura, o diretor-geral da ANP, Artur Watt, ressaltou a crescente importância da premiação para a indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, ao destacar que o prêmio busca integrar academia, pesquisa e setor produtivo, em sintonia com a política de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da agência.
O Prêmio tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Ele busca premiar academia, pesquisa e indústria, e integrar isso tudo. Esse é um viés muito forte que buscamos dar no nosso programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Artur Watt, diretor-geral da ANP
No encerramento, o diretor da ANP Pietro Mendes enfatizou que reconhecer e celebrar a inovação é parte essencial da missão da agência reguladora, reforçando que a premiação simboliza o compromisso contínuo com o desenvolvimento científico e tecnológico do setor de energia no país.
Foto: Divulgação
Categorias contempladas e número de inscritos
A edição 2025 contemplou seis categorias de projetos de PD&I, três categorias do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP) e duas categorias dedicadas a personalidades da indústria e da academia.
Ao todo, foram inscritos 118 projetos nas categorias de PD&I e 64 trabalhos nas categorias ligadas ao PRH-ANP.
Objetivos do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar:
- Resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem inovação tecnológica de interesse do setor, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e/ou empresas brasileiras, em colaboração com empresas petrolíferas, com utilização total ou parcial de recursos da Cláusula de PD&I prevista nos contratos de exploração e produção (E&P);
- Trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos desenvolvidos no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP);
- Personalidades da indústria e da academia que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor.
Projetos vencedores em PD&I
Categoria I - Exploração e Produção de Petróleo e Gás
Título: Sistema Totalmente Elétrico de Completação Inteligente em Poço Aberto
Categoria II - Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento
Título: Robô para inspeção de tubos de catalisador (CTAs) presentes nos fornos de reforma a vapor
Empresa petrolífera: Petrobras
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Categoria III - Transição Energética, Energias Renováveis
Título: BRAVE – Programa Brasileiro para o Desenvolvimento do Agave (Brazilian Agave Development)
Empresa petrolífera: Shell
Instituições: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade SENAI CIMATEC
Categoria IV - Meio Ambiente e Redução de Impactos Ambientais
Título: Projeto DAC.SI – Implementação de Infraestrutura Nacional e Centro de Competência em PD&I para Testes e Validação de Tecnologias de Captura Direta de CO₂ do Ar (DAC)
Empresa petrolífera: Repsol
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
Categoria V - Indústria 4.0 / Transformação Digital / Inteligência Artificial
Título: Ativo360 – Plataforma digital para gestão visual da integridade de ativos de produção
Instituições: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Universidade Federal Fluminense (UFF); Fundação CERTI
Categoria VI – Adoção Tecnológica
Título: Digital Twin de Dutos Flexíveis Submarinos
Empresa petrolífera: Petrobras
Instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR)
Trabalhos premiados no PRH-ANP
Categoria PRH-ANP I - TCC de Graduação
Título: Avaliação do extrato foliar da moringa oleífera LAM como inibidor de incrustação de carbonato de cálcio
PRH: 55
Instituição: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Autor: Leticia Costa da Silva
Categoria PRH-ANP II - Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado
Título: Produção de Combustíveis Avançados via Descarboxilação Redutiva Catalisada por Cobalto
PRH: 37
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Autor: Elon Fernandes Silva
Categoria PRH-ANP III - Artigos Científicos
Título: Efficient CO₂ capture using aminated surfactant in oily and saline formulations
PRH: 26
Instituição: UFRN
Autor: Paulo Henrique Alves de Azevêdo
Personalidades homenageadas
Personalidade da Academia
Leonie Asfora Sarubbo foi homenageada como referência nacional em biotecnologia ambiental e processos aplicados à indústria de energia. Com mais de duas décadas dedicadas a PD&I, sua produção científica e tecnológica oferece soluções alinhadas às demandas de sustentabilidade, segurança operacional e eficiência nos segmentos de petróleo e gás, energia e meio ambiente.
Ela é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A e integra o Comitê de Assessoramento de Biotecnologia do CNPq. Atua como parecerista de agências como CNPq, CAPES, FINEP e FACEPE, é membro da Academia Pernambucana de Química e cofundadora e Diretora Acadêmico-Científica do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI).
Entre suas principais contribuições para o setor regulado pela ANP estão o desenvolvimento de biodetergentes e agentes tensoativos biodegradáveis para uso em usinas termelétricas movidas a óleo e na remediação de áreas contaminadas por hidrocarbonetos, além do Biogel, agente biorremediador biodegradável voltado à descontaminação de ecossistemas impactados por vazamentos de petróleo.
Personalidade da Indústria
A geóloga Sylvia Maria Couto dos Anjos foi reconhecida como personalidade da indústria. Com mais de quatro décadas de atuação na Petrobras, ela é considerada pioneira, tendo sido a primeira mulher a trabalhar embarcada na empresa e exercendo papel estratégico em P&D, com foco na modernização da indústria.
Na diretoria de Exploração e Produção (E&P) e como consultora especial da presidência, Sylvia tem contribuído para posicionar a Petrobras como parte da solução na transição energética global. Sob sua liderança, os investimentos em P&D contemplam tanto a exploração tradicional quanto o desenvolvimento de tecnologias voltadas a fontes de energia mais limpas.
Sylvia também é reconhecida pela atuação como mentora e incentivadora de novos talentos. Sua participação em eventos e comitês de inovação, além de diversas publicações nacionais e internacionais, reforça sua posição como referência em sua área.
Mais informações e vídeo da cerimônia
Outros detalhes sobre o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025, bem como a descrição dos projetos e perfis completos das personalidades homenageadas, podem ser consultados no portal da ANP:
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB