Últimos dias para visitar o Presépio Coletivo em Ipatinga

Exposição realizada pela Usiminas e Instituto Usiminas reforça conceito de sustentabilidade ao reutilizar 8 mil caixas longa vida como principal matéria-prima

Por Plox

07/01/2020 08h09 - Atualizado há mais de 4 anos

O Presépio Coletivo, exposição que retrata a cena do nascimento de Jesus, pode ser visitado até o próximo sábado (11), no Centro Cultural Usiminas, com entrada gratuita. Realizado pela Usiminas e Instituto Usiminas, com curadoria do artista Leo Piló, o Presépio Coletivo foi inteiramente confeccionado com reaproveitamento de cerca de 8 mil caixas longa vida. 

Artistas locais, estudantes e assistidos por associações e entidades do Vale do Aço participaram ativamente da produção das peças e das figuras em tamanho natural. A matéria-prima foi transformada em enfeites para as árvores de Natal, cobertura das peças, confecção das roupas dos personagens e elementos da cenografia.

presepio-coletivo rodrigo-zeferino3Foto: Divulgação
 

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, enfatiza o caráter coletivo e sustentável do Presépio Coletivo. “Para nós, da Usiminas e Instituto Usiminas, o projeto carrega valores nos quais acreditamos, por unir a comunidade em prol de algo em comum. Convidamos a todos para aproveitar os últimos dias e conferir o resultado surpreendente”, reforça a diretora.

Segundo o artista plástico Leo Piló, a primeira semana de janeiro é também importante época de celebração. “Este momento é mais uma oportunidade de contemplar a cena do nascimento de Jesus, que inspira reflexões sobre renovação, recomeço, colaboração e coletividade, conceitos presentes na concepção do Presépio ”, frisa Piló.

Destaques