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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) descartou qualquer risco estrutural na ponte da BR-831, em João Monlevade. Nessa segunda-feira (06), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) publicou um vídeo nas redes sociais apontando a precariedade de uma ponte, mostrando rachaduras e trincas.Segundo ele, indicariam risco iminente de colapso. Apesar de negar o risco de desabamento, o Dnit informa que aprovou um anteprojeto para obras de “reabilitação da ponte” e que as obras serão realizadas pela empresa que vai assumir a concessão da ‘Rodovia da Morte’. Veja os detalhes na Live.
Durante o pronunciamento, Cleitinho fez referência ao desabamento da ponte na BR-226, ocorrido em dezembro de 2024, que resultou na morte de 14 pessoas. "Estou aqui na BR-381, em João Monlevade. Vai acontecer uma tragédia aqui. Essa ponte treme, tem que ser interditada, essa ponte vai cair. O DNIT tem que vir aqui resolver esse problema. Olha a situação do Brasil", afirmou o parlamentar.

Além disso, o senador cobrou medidas imediatas por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), exigindo a interdição ou reforma emergencial da estrutura.

Resposta do DNIT e situação da ponte
Em resposta às declarações, o DNIT negou que a ponte apresente risco estrutural. O órgão informou que, em novembro de 2024, aprovou o anteprojeto para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, além da execução de obras de reabilitação na ponte sobre o Rio Piracicaba VII, situada no km 349,09 da BR-381/MG.
Entretanto, a responsabilidade por essa obra foi transferida para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em razão da concessão do trecho da rodovia. A partir de 6 de fevereiro de 2025, a empresa vencedora do leilão assumirá o gerenciamento da área. Enquanto isso, o DNIT garante que seguirá monitorando e realizando manutenções preventivas na estrutura.
Críticas à alocação de recursos públicos
Durante seu pronunciamento, Cleitinho também criticou o modelo de destinação de recursos no orçamento público. Ele argumentou que o sistema atual, baseado em emendas parlamentares, é inadequado para enfrentar problemas estruturais de grande porte, como os encontrados nas rodovias brasileiras.
"O dinheiro não tem que ficar com emenda de deputado e senador não, tem que ficar com o governo para fazer obra. DNIT, ou você resolve esse problema ou interdita", declarou.
Histórico preocupante de tragédias rodoviárias
A denúncia do senador ocorre em um momento de crescente preocupação com a segurança das rodovias no Brasil. O recente desabamento da ponte na BR-226, que ligava Maranhão e Tocantins, reforçou a urgência de inspeções e manutenções adequadas em estruturas críticas.

Próximos passos na concessão da BR-381
O trecho da BR-381 onde a ponte está localizada foi concedido ao fundo 4UM, vencedor do leilão. No entanto, a assinatura do contrato de concessão, inicialmente marcada para 2 de dezembro de 2024, foi adiada por 45 dias a pedido da empresa. A expectativa é de que o contrato seja formalizado até 24 de janeiro de 2025.
Com a conclusão da concessão, a nova responsável deverá assumir as obras de reabilitação e monitoramento da ponte, priorizando a segurança dos usuários da via.
 
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