Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Usiminas avança em ranking global de gestão climática e sustentabilidade
Empresa sobe para classificação B em Clima no CDP, mantém posição no ISE da B3 e reforça meta de reduzir em 15% as emissões de carbono por tonelada de aço até 2030
07/01/2026 às 21:04por Redação Plox
07/01/2026 às 21:04
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Usiminas conquistou, pela primeira vez, a classificação B em Clima no Carbon Disclosure Project (CDP), uma das mais relevantes avaliações globais sobre gestão climática e sustentabilidade corporativa. O resultado reconhece a evolução da companhia em governança, gestão de riscos e ações voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e contribui para a manutenção da empresa na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira. A companhia avançou duas posições na avaliação, alcançando a terceira nota mais alta na escala do CDP e o nível máximo disponível para seu modelo de reporte.
O resultado reconhece a evolução da companhia
Foto: Divulgação
Meta de descarbonização impulsiona avanço no CDP
De acordo com Paloma Cristina, da equipe de Sustentabilidade da Usiminas, a melhora na nota é resultado de um trabalho estruturado, consistente e amadurecido ao longo dos últimos anos.
Um dos pontos mais importantes para alcançarmos o nível B foi a divulgação da nossa meta de descarbonização, que prevê a redução de 15% da intensidade de emissões de carbono por tonelada de aço bruto produzido, até 2030. Sem esse compromisso, não seríamos elegíveis para essa classificação. Além disso, o fortalecimento do controle de riscos e oportunidades climáticas foi outro fator determinante para o avanço alcançado, permitindo uma identificação mais precisa dos efeitos para o negócio e o melhor direcionamento das estratégias de mitigação e adaptação. No entanto, apesar de cada ação isolada, esse avanço só foi possível graças ao engajamento e à colaboração de todas as áreas envolvidas ao longo de cada ciclo, cuja sinergia e integração são fundamentais para impulsionar a Usiminas e sustentar sua evolução contínuaPaloma Cristina
Entre as iniciativas recentes, a empresa reforçou o engajamento da cadeia de valor, com a área de Suprimentos mapeando as emissões de CO₂ de seus fornecedores. A ação responde a uma demanda crescente de investidores e de grandes clientes globais da Usiminas, incluindo montadoras que acompanham de perto os resultados do CDP. A companhia também obteve nível C na avaliação de Segurança Hídrica.
Estrutura de governança climática ganha robustez
Para Diego Rangel, gerente de Descarbonização da Usiminas, a criação de uma diretoria dedicada à sustentabilidade e a estruturação de um comitê de descarbonização, com acompanhamento periódico pelo Conselho de Administração, foram decisivas para o desempenho no ranking.
Segundo ele, a empresa passou a mapear riscos estratégicos, como riscos de imagem e de perda de receita, e deixou o nível C para alcançar o B ao amadurecer processos, fortalecer controles e integrar a sustentabilidade à estratégia do negócio. Rangel destaca ainda o apoio da Ternium na implantação de controles e na troca de boas práticas, o que contribuiu para acelerar esse processo.
O que é o CDP e como funciona a avaliação
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que avalia como empresas, governos e cidades gerenciam seus impactos ambientais, com foco em mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas.
Por meio de questionários padronizados e reconhecidos globalmente, o CDP analisa políticas, metas, gestão de riscos e resultados alcançados. As informações são utilizadas por investidores, clientes e instituições financeiras em diferentes países para embasar decisões e comparar o desempenho ambiental das organizações.
As notas atribuídas vão de A, que representa o mais alto nível de maturidade na gestão climática, até F, que indica estágio inicial de atuação. Nesse contexto, a classificação B coloca a Usiminas em um patamar de gestão ambiental considerado avançado para o seu modelo de reporte, reforçando a trajetória de evolução da companhia em sustentabilidade.