Oficinas de capacitação a educadores iniciam ano letivo em Timóteo

Secretaria de Educação promove oficinas de capacitação para 400 educadores 

Por Plox

07/02/2020 15h17 - Atualizado há cerca de 4 anos

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, realizou a cerimônia de abertura do ano letivo na rede municipal de ensino nesta quinta-feira pela manhã (06). O evento aconteceu na Faculdade Única, sendo seguido da oficina sobre “Base Nacional Comum Curricular e Currículo Referência de Minas Gerais: compreendendo conceitos”, que terá prosseguimento nesta sexta (07), a partir das 7h.  As capacitações atendem a 400 educadores das escolas municipais.                                   

No município, as aulas serão retomadas no dia 10 de fevereiro nas 18 escolas da rede municipal, incluindo educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. “A estabilidade institucional de nossa cidade tem reflexo positivo em todas as áreas e na Educação não é diferente. Nos últimos meses, conseguimos implementar e fortalecer a gestão escolar, com conquistas como eleição direta de diretores, revisão do repasse do Programa de Gestão Financeira Educacional para as escolas, implantação de um terço da carga horária, projeto Sorriso Saudável em parceria com a Secretaria de Saúde, avanços na qualidade da merenda escolar, resgate de projetos complementares como o Ajudôu”, destacou o prefeito Douglas Willkys.

 

timoteoFoto: divulgação/PMT
 

O prefeito argumentou que os avanços são resultados de uma boa gestão financeira e pedagógica, comprometida com a qualidade do ensino. Ele também agradeceu as parcerias da área educacional, citando a Fundação Aperam Acesita, a Faculdade Única e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que contribuem com suporte pedagógico em várias atividades. Douglas lembrou que este ano o município começa a receber parcela dos valores que o Estado deixou de transferir em 2018. “Parte dos recursos contemplará a Educação. Queremos investir na rede física das escolas, pois muitas unidades não passam por uma ampla reforma há muitos anos”, anunciou o prefeito.

A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitoriano, e do coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos da Faculdade Única, André Luiz Souto. Em seu pronunciamento, o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor José Vespasiano Cassemiro, frisou que cabe aos educadores formar cidadãos críticos e conscientes, mesmo em tempos onde alguns não enxerguem a educação como elemento transformador da sociedade.

“É nossa missão de educadores contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, que atue na busca de uma vida melhor e que não se cale diante da opressão”, ponderou o professor Vespa. O secretário salientou ainda que o município busca oportunidades para avançar e consolidar o setor de educação como referência regional. 
Durante a realização da oficina foi feita uma dinâmica de grupo onde a educação foi colocada como um desafio. As educadoras Melissa Fraga Rocha, Elaine Oliveira e Janglisan Andrade Araújo frisaram que esse desafio possibilita o crescimento como profissional e ser humano, e permite receber e educar os alunos e colher os frutos de sua formação.


Oficinas
Nesta quinta-feira (06), estão participando da oficina os educadores das escolas IMETT (Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo), MAMP (Professora Maria Aparecida Martins Prado), Municipal, Limoeiro e Novo Tempo. Amanhã, a capacitação será direcionada aos profissionais das escolas Ana Moura, Angelina Alves de Carvalho, José Moreira Bowen, Cecília Meireles, Clarindo Carlos Miranda, João Bolinha, Joaquim Ferreira de Souza, Monteiro Lobato, Virgínia de Souza Reis, Educação de Jovens e Adultos e Centro de Referência de Educação Inclusiva Ativa. As oficinas acontecem no horário de 7h às 11h30 e de 13h às 17h30.
 

Destaques