CREIA de Timóteo retoma funcionamento atendendo alunos com deficiência visual e auditiva

Este ano, as atividades da ADEVITA/ CREIA serão ampliadas

Por Plox

07/02/2024 16h15 - Atualizado há 2 meses

O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Timóteo, retomou nesta quarta-feira (7), as suas atividades. Gerenciado pela Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA), o CREIA atende aproximadamente 100 alunos com deficiência visual e auditiva.

 

Este ano, as atividades da ADEVITA/ CREIA serão ampliadas com o lançamento do projeto “Melhor Idade Saudável” resultado de uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso, que envolve atividades em academia, práticas instrumentais e estimulação cognitiva. Outra novidade é o projeto “Quitutes Adelicias” a ser realizado em parceria com a Fundação Aperam Acesita, compreendendo uma oficina que será autossustentável com a venda dos produtos que serão feitos pelos alunos.

 

Foto:Divulgação/PMT

O Centro atua no desenvolvimento de atividades pedagógicas ,lúdicas e terapêuticas e diferenciadas para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência, em situação de dependência, principalmente em relação aos cegos, pessoas de baixa visão e surdos. 

 

“Fomos privilegiados também com a cessão de um carro ao CREIA, que permitirá fazer visitas às famílias, a busca ativa por novos participantes e a realização de novas parcerias”, destaca Sandra Peri, diretora  do CREIA, que afirma estar animada com as novidades que vão acrescentar muito no dia a dia dos usuários. De acordo com ela, são atividades sonhadas há muito tempo e que, agora, podem ser concretizadas.

 

Outro projeto em andamento envolve uma parceria com o Ministério do Trabalho que vai viabilizar o serviço de Monitoramento e Segurança do prédio do órgão, localizado no bairro João XXIII. A ADEVITA é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de  utilidade pública municipal (Lei 202/2011) e estadual (Lei 20167/2012), que foi selecionada para gerenciar o CREIA por meio de processo de Chamamento Público.

 

Parceria

 

 “A ADEVITA procura oferecer aos nossos usuários, deficientes visuais e auditivos, atendimentos de qualidade, que vão de encontro à promoção da qualidade de vida, autonomia e aumento da auto estima. A partir do momento em que favorecemos esta sensação de felicidade para os nossos alunos, automaticamente a família é contagiada e partilha do sucesso do nosso aluno”, salienta a diretora, ressaltando que o sucesso desse trabalho depende da parceria com a sociedade para a construção de um mundo verdadeiramente mais inclusivo.

 

Destaques