Homem que matou ex-namorada grávida no dia do aniversário dela em Ipatinga é condenado a 18 anos de prisão
Sílvio da Silva é sentenciado após longo julgamento em Ipatinga
Por Plox
07/02/2024 22h01 - Atualizado há 7 meses
Sílvio Almeida da Silva, de 42 anos, foi condenado a 18 anos de prisão nesta quarta-feira (07) em Ipatinga-MG pelo assassinato de sua ex-namorada, Joyce Luiza Silva de Araújo, que estava grávida e foi morta no dia de seu 22º aniversário. O acusado foi condenado por homicídio triplamente qualificado, após o júri reconhecer a aplicabilidade de três agravantes no caso: o uso de meio que dificultou a defesa da vítima, a motivação reprovável do crime e a natureza de feminicídio. Essa sentença, proferida pelo juiz de Direito, Rodrigo Braga Ramos, no entanto, ficou aquém das expectativas da acusação, que prontamente manifestou sua intenção de apelar da decisão.
Condenado, Sílvio Almeida foi levado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional em Ipatinga (Ceresp).
O Plox acompanhou o julgamento.
O caso, teve início em maio de 2023 quando Joyce foi brutalmente assassinada. Segundo testemunhas, o crime foi cometido por Sílvio, ex-companheiro da vítima e suposto pai do bebê. Relatos indicam que o relacionamento entre Joyce e Sílvio havia terminado antes do crime, e que ela havia decidido encerrar o vínculo com ele, que, por sua vez, tinha diversos bens registrados em nome dela.
O julgamento, que começou às 9h de quarta-feira e se estendeu até a noite, revelou detalhes sórdidos do crime que culminou na morte de Joyce e de seu bebê não nascido.
O crime
Joyce foi assassinada no dia 4 de maio de 2023, dia que completava 22 anos. A jovem estava grávida e, conforme testemunhas, o crime teria sido cometido por Sílvio, que seria pai do bebê. Os dois tiveram um relacionamento, mas teriam terminado.
Conforme os relatos, testemunhas disseram também disseram que Joyce havia encerrado o relacionamento com o acusado e que ele possuía vários bens registrados no nome dela.
A jovem foi encontrada pela Polícia Militar (PM) em uma calçada, caída em decúbito ventral (barriga para baixo), aparentemente sem sinais vitais.
Uma testemunha afirmou aos militares que o ex-namorado de Joyce, um homem de 42 anos, desceu de um veículo Ford Ka, estacionado nas proximidades, e caminhou em direção a Joyce. Ele teria dito: "Eu disse que te mataria" e em seguida efetuou disparos que atingiram a vítima na cabeça. Logo em seguida ele retornou ao carro e fugiu pela Rua Tucanuçu, sentido bairro/Centro.
Prisão
Sílvio da Silva foi preso cinco dias depois do crime em Piúma, cidade litorânea do Espírito Santo. Segundo informações, em uma ação da Polícia Militar no Vale do Aço e outros órgãos de execução penal, foi descoberto onde o acusado estava. Um mandado de prisão foi expedido, as autoridades policiais em Piúma foram informadas e, após ele ser localizado e abordado, ele foi preso.