Idosa perde R$20 mil em golpe com reconhecimento facial em Fabriciano; PM faz alerta

PM faz alerta de golpe em que criminosos enganam vítimas com promessas de brindes e usam selfies para transações bancárias

Por Plox

07/02/2025 16h21 - Atualizado há 17 dias

A Polícia Militar em Coronel Fabriciano está alertando a população sobre um novo golpe que já causou prejuízo financeiro de quase R$ 20 mil a uma das vítimas. O crime tem como alvo, principalmente, idosos, e várias pessoas já procuraram a corporação relatando que foram enganadas por criminosos que utilizam a tecnologia de reconhecimento facial para acessar contas bancárias e realizar transações fraudulentas. Veja como os estelionatários agem para conseguir selfies das vítimas.

 

Como o golpe acontece
O criminoso se apresenta na residência da vítima portando um suposto presente e afirma que, para recebê-lo, é necessário tirar uma foto. No momento do registro, ele faz uma selfie da vítima, utilizando essa imagem como uma assinatura digital para acessar contas e efetuar movimentações bancárias.

 

Recomendações da Polícia Militar
Diante desse novo golpe, a PM reforça a importância de não permitir que estranhos façam registros fotográficos do rosto. Além disso, a orientação é para que a população não aceite brindes ou promoções de desconhecidos que se aproximem com propostas suspeitas.

Caso se depare com qualquer situação semelhante ou tenha informações sobre a atuação desses criminosos, a recomendação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190.

Foto: Pixabay
Destaques