Carlos Viana anuncia cura de câncer no estômago e diz que retorna à vida pública “com mais força”

Senador afirmou que o tumor foi identificado em exames de rotina e que seguiu a rotina no Congresso durante o tratamento, que incluiu quimioterapia oral e cirurgia em Belo Horizonte

07/02/2026 às 08:54 por Redação Plox

O senador Carlos Viana (Podemos) anunciou nesta sexta-feira (6/12), em suas redes sociais, que está curado de um câncer no estômago. O parlamentar mineiro afirmou que retorna à vida pública com mais força e determinação, após meses de tratamento e acompanhamento médico.

Viana (foto) articula no STF para garantir depoimento de Vorcaro, considerado chave nas investigações da CPI

Viana (foto) articula no STF para garantir depoimento de Vorcaro, considerado chave nas investigações da CPI

Foto: Senado Federal do Brasil


Viana contou que a doença foi descoberta em março do ano passado, durante exames de rotina. Os médicos identificaram um tumor na parte externa do estômago, um Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST). Ele foi internado em 16 de março de 2025, em um hospital em Brasília, e permaneceu hospitalizado até 22 de março, data em que recebeu alta, no dia em que completou 62 anos.

Diagnóstico, internação e tratamento

Após a alta, o senador iniciou um tratamento de quimioterapia oral para reduzir o tumor. No início de dezembro do ano passado (6/12), ele esteve em Belo Horizonte para se submeter a uma cirurgia de retirada da lesão.

Na época, Viana relatou que a indicação cirúrgica havia sido feita com antecedência, mas que decidiu esperar para concluir a agenda de trabalho no Senado antes de entrar no centro cirúrgico, sempre amparado por avaliação médica.

Decisão de operar e fé pessoal

O senador destacou que, mesmo diante do diagnóstico, manteve a rotina no Congresso e o foco em suas pautas, em especial as ligadas a aposentados, órfãos e viúvas. Ele afirma que não interrompeu suas atividades parlamentares, motivado pelo compromisso com essas causas e pela confiança no tratamento.

Retorno à atividade política

Pré-candidato à reeleição, Carlos Viana afirma que enfrenta essa nova fase com sensação de dever cumprido em relação ao tratamento e com a saúde restabelecida. Segundo ele, a experiência da doença reforçou sua disposição para continuar atuando na política e em defesa de seus principais temas no Senado.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a