Concurso da FAB abre vagas para nível superior em Minas Gerais
Belo Horizonte e Barbacena oferecem oportunidades para médicos; inscrições vão até 17 de março
Por Plox
07/03/2025 16h03 - Atualizado há cerca de 2 meses
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a abertura de um concurso público com vagas para profissionais de nível superior em Minas Gerais. No estado, as oportunidades estão distribuídas entre Belo Horizonte e Barbacena, no Campo das Vertentes. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 17 de março.

O processo seletivo faz parte de um concurso nacional que oferece um total de 345 vagas para diversas especialidades, incluindo médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, capelães e profissionais do quadro de apoio. Para participar, os interessados devem acessar o site oficial da FAB e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150.
As provas escritas estão previstas para ocorrer no dia 15 de junho, seguidas por etapas complementares, como testes físicos, exames médicos e avaliação psicológica. Os candidatos que forem aprovados em todas as fases ingressarão no curso/estágio no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG). O período de formação tem duração aproximada de 17 semanas.
### Vagas disponíveis em Minas Gerais:
Belo Horizonte (Lagoa Santa – Confins/MG)
- Psiquiatria – 1 vaga
- Cirurgia Geral – 1 vaga
Barbacena
- Anestesiologia – 1 vaga
- Cardiologia – 1 vaga
- Cirurgia Geral – 1 vaga
### Cronograma do Concurso:
- Período de inscrição: 17/02/2025 a 17/03/2025
- Solicitação de isenção da taxa: 17/02/2025 a 23/02/2025
- Pagamento da taxa de inscrição: 17/02/2025 a 18/03/2025
- Divulgação dos locais das provas escritas: 03/06/2025
- Provas escritas: 15/06/2025
- Divulgação do gabarito provisório: 16/06/2025
- Divulgação do gabarito oficial: Até 07/07/2025
- Resultados finais das provas objetivas: Até 16/07/2025
- Resultado final da redação: Até 13/08/2025
- Divulgação dos aprovados finais: 18/02/2026
Após a conclusão do curso de formação, os profissionais serão nomeados conforme a especialidade: Aspirante a Oficial (para capelães) e Primeiro-Tenente (para as demais áreas). O concurso representa uma grande oportunidade para profissionais que desejam ingressar na carreira militar e atuar na Força Aérea Brasileira.