Emocionada, Janja reaparece em evento ao lado de Lula: ‘Eu não tenho vergonha, tenho é coragem’
Primeira-dama volta a discursar após meses de recuo e destaca desafios enfrentados pelas mulheres
Por Plox
07/03/2025 17h09 - Atualizado há cerca de 2 meses
Após meses sem discursar em eventos oficiais, a primeira-dama Janja da Silva voltou a aparecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (7), durante um evento no Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio (MG). A ocasião marcou a entrega de lotes da reforma agrária e a disponibilização de crédito para pequenos agricultores.

Visivelmente emocionada, Janja agradeceu a recepção calorosa das mulheres presentes no encontro, em sua maioria integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). \"Eu queria agradecer o carinho com que fui recebida hoje aqui por algumas companheiras. É um carinho que só me faz seguir de cabeça levantada. Eu não tenho medo, eu não tenho vergonha, eu tenho é coragem\", afirmou.
Lula convidou a primeira-dama para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado no sábado (8). Durante seu discurso, Janja destacou que, apesar das comemorações, a data também é um momento de reflexão e luta. \"É claro que amanhã é um dia de comemorar, mas é um dia de um pouco de tristeza. Está muito difícil para nós mulheres, cotidianamente, sermos mortas, violentadas, termos nosso corpo exposto. Acho que amanhã é um dia de lembrar de todas as companheiras que tombaram\", disse.
A presença de Janja no evento chamou atenção, pois desde novembro passado ela havia se afastado dos holofotes após a repercussão de uma fala polêmica no encontro do G20 no Rio de Janeiro. Segundo fontes do Planalto, a decisão de diminuir sua exposição pública foi orientada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, com o intuito de preservar sua imagem. Com seu retorno aos eventos oficiais, Janja reforça sua participação ao lado do presidente e no debate sobre direitos das mulheres no Brasil.