Novos leitos de UTI-Covid entram em funcionamento em Ipatinga

Com obras concluídas, Centro Especializado de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (CEAC) também será ativado nesta semana. Prefeitura estrutura ainda equipes profissionais para demandas da pandemia.

Por Plox

07/04/2021 22h47 - Atualizado há 14 dias

Os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estruturados para receberem demandas de pacientes com casos graves de Covid-19, na área externa do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga, entram em funcionamento a partir desta quinta-feira (8). O prefeito Gustavo Nunes, acompanhando do secretário Saúde, Cleber de Faria; do secretário de Governo, Roberto Soares, e do secretário de Administração, Matheus Braga, realizou uma visita técnica ao local para checagem das instalações e equipamentos, na tarde desta quarta-feira (7). Participaram ainda da agenda representantes de inúmeros órgãos de Comunicação da região e representantes do poder Legislativo. 

A estrutura de campanha montada num espaço antes utilizado como estacionamento dará à cidade um fôlego providencial para lidar com o difícil momento de agravamento da pandemia, que afeta todo o país. Dos 20 leitos instalados, dez já estarão ativados nesta quinta (8), atendendo emergências de Ipatinga e região. 

A capacidade de leitos UTI-Covid está sendo duplicada, saltando de 20 para 40. Outros oito leitos de Semi-UTI e de até mais 34 novos leitos de enfermaria Covid estão sendo disponibilizados no Hospital Municipal Elaine Martins (HMEM). A administração ainda estruturou 17 leitos de enfermaria clínica na Policlínica Municipal. 

Leitos de UTI no Hospital de Campanha em Ipatinga.  Foto: Marcelo Augusto/Plox

 

A viabilização desta estrutura de emergência exigiu do Governo Municipal uma gestão política ágil e eficaz, contando com o apoio de parcerias públicas e privadas para atendimento das necessidades em tempo recorde. 

As ações colocam Ipatinga entre as primeiras cidades de Minas Gerais a dobrar o número de Unidades de Terapia Intensiva durante a vigência da chamada Onda Roxa no Estado. 

O prefeito de Ipatinga destaca que desde o primeiro dia de sua gestão o governo não mediu esforços para equipar a rede de saúde com instrumentos para enfrentar a pandemia, empenhando-se principalmente na implantação dos novos leitos de UTI-Covid, valorização dos profissionais de saúde e na intensificação dos trabalhos de vacinação da população.  

“São diversos investimentos na saúde que viemos trabalhando nestes primeiros 100 dias de governo, atuando com prontidão nas esferas do município, do Estado e da União em busca de melhorias na qualidade do serviço e assistência à nossa população. Mas é preciso lembrar que todo o nosso trabalho será em vão se não houver a cooperação de todos quanto à observância dos protocolos básicos de prevenção, principalmente evitando aglomerações e mantendo os cuidados essenciais relacionados à higiene”, disse o prefeito.

Foto: Divulgação/PMI

 

 

PARCERIAS 

Falando à imprensa na tarde desta quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria, destacou a importância da parceria entre os setores público e privado para que as obras do Hospital de Campanha fossem concluídas em tempo recorde. “Contamos com a doação de diversas empresas parceiras para erguer essa estrutura em pouco mais de 15 dias”, salientou.  

O secretário também explicou que a contratação dos leitos por dispensa de licitação – o que é previsto em lei para investimentos voltados para o combate à pandemia de coronavírus – foi viabilizada com recursos próprios do Município a partir do remanejamento de prioridades da pasta de Saúde. 

“A contratação emergencial se tornou necessária e inadiável diante do agravamento do quadro de internações. Numa conjuntura de escassez de equipamentos e insumos no mercado, não conseguiríamos em tempo hábil a implantação dos leitos”, explicou. 

NOVOS PROFISSIONAIS

Para compor o quadro de recursos humanos necessários para auxiliar no enfrentamento à pandemia, a Prefeitura de Ipatinga realizou Chamamento Público e abriu Processos Seletivos ampliando a contratação de cerca de 130 profissionais de diversas áreas da saúde como: médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentre outros. 

 

Leitos de UTI no Hospital de Campanha em Ipatinga.  Foto: Marcelo Augusto/Plox

 

CEAC

As obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro Especializado de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (CEAC), já foram concluídas. A nova unidade começa a funcionar ainda nesta semana e vai auxiliar no fluxo de atendimentos na rede de Saúde, recebendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência. Com estas instalações, o município pretende também fazer a testagem, triagem e acompanhamento dos casos positivos, diminuindo o fluxo nos hospitais. 

PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021