Timóteo abre programação especial do Abril Verde

Secretaria de Saúde promoverá diversas ações em comemoração ao Mês da Saúde

Por Plox

07/04/2022 11h39 - Atualizado há cerca de 2 anos

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promoveu a abertura oficial das comemorações do Abril Verde, considerado o Mês da Saúde, na manhã desta quarta-feira (06), na Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera. A programação especial prosseguirá até o dia 28 de Abril, véspera do aniversário de 58 anos de emancipação político-administrativa do município. 

Com o tema “Juntos pela Qualidade de Vida – Prevenir é o Melhor Remédio, o Abril Verde abordará diversas questões ligadas à saúde, entre as quais saúde do trabalhador, alimentação saudável, autismo, parkinson, alcoolismo, hipertensão arterial e atividade física. A programação incluirá também o Movimento Timóteo Vacinada, com o Vacina Móvel. Outro ponto de destaque é a realização da Conferência Municipal de Saúde Mental.

Foto: Divulgação PMT

 

Além do Dia Mundial da Saúde celebrado no dia 07 de abril, o mês de abril  abriga ainda o dia Mundial da Atividade Física, de conscientização sobre a Doença de Parkinson e do Autismo, de combate à Hipertensão Arterial e de promoção da Saúde do Trabalhador. “Elaboramos uma programação diversificada voltada para a comunidade em geral, que terá condições de aprofundar os conhecimentos sobre os temas envolvidos e ao mesmo tempo ter informações sobre os serviços oferecidos pela rede municipal de Saúde”, informa Gabriela do Bem Caliman, subsecretária de Gestão Administrativa da Saúde. 

Hoje, Timóteo possui uma rede bem estruturada com a oferta de serviços de qualidade e atendimento humanizado nas Unidades Básicas de Saúde (15), programa Estratégia de Saúde da Família (17 equipes), Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Especialidades Odontológicas, Laboratório Municipal, Academia de Saúde e  Unidade de Pronto Atendimento Geraldo dos Reis Ribeiro, entre outros programas e equipamentos.

Foto: Divulgação PMT

 

Programação

Na abertura do Abril Verde, houve a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física, com a realização de Aulão de Zumba, alongamento e funcional com a equipe da Academia de Saúde nas dependências da UBS do Primavera. No Dia Mundial da Saúde (07), no horário de 8h às 11h e de 13h às 16h, a Secretaria de Saúde promoverá a ação Movimento Timóteo Vacinada com o vacina móvel no bairro Petrópolis. No bairro Novo Tempo, a vacinação móvel acontecerá dia 8 no horário de 8h às 11h e de 13h às 16h.

No dia 08, será realizada uma grande blitz educativa sobre a prevenção do uso do álcool e outras drogas na Avenida Alexandre Torquetti, às 14h30; e a UBS do Ana Rita disponibilizará Aulão de Zumba, alongamento e funcional com a equipe da Academia da Saúde às 17h. No dia 11, o Movimento Timóteo Vacinada percorrerá  as ruas dos bairros Licuri e Celeste no horário de 8h às 11h, e  do bairro Santa Terezinha no horário de 13h às 16h. No mesmo dia, nas mídias sociais da Prefeitura de Timóteo (facebook, instagram e Youtube), às 12h, será transmitida a live sobre o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. No dia 12, na UBS Cachoeira do Vale, com um workshop sobre Alimentação Saudável.

A programação especial prossegue no dia 18 com o Movimento Timóteo Vacinada percorrendo as ruas do Recanto Verde (8h às 11h) e do Quitandinha (13h às 16h).  As diretrizes para a política sobre Saúde Mental serão debatidas na Conferência Municipal  a ser realizada no auditório da Faculdade PROMINAS (Olaria), no dia 20, às 12h.

O tema Saúde do Trabalhador será abordado no dia 25, às 7h15min e às 15h, com uma blitz educativa de mobilização nas portarias da Aperam e Emalto, abrangendo os funcionários. Também no dia 25, de 8h às 11h,  o Movimento Timóteo Vacinada estará no bairro Santa Maria, e de 13h às 16h, no Eldorado. Já no dia 26, pela manhã, todas as unidades básicas de saúde promoverão ações relativas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

As redes sociais da Prefeitura de Timóteo voltam a ser mobilizadas com a live sobre Segurança e Saúde do Trabalhador no dia 18, às 12h. Encerrando a programação do Abril Verde, haverá um workshop sobre Saúde e Qualidade de Vida na Praça 29 de Abril, às 19h, do dia 28 como parte das programações da comemoração dos 58 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Timóteo.


 

Destaques