Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Acampamento indígena ocupa Brasília em nova mobilização por direitos

Reunião nacional de povos tradicionais discute conflitos, demarcações e meio ambiente na 21ª edição do Acampamento Terra Livre

07/04/2025 às 15:21 por Redação Plox

Com início nesta segunda-feira (7), a 21ª edição do Acampamento Terra Livre transformou Brasília em palco da maior mobilização indígena do Brasil.


Imagem Foto:Bruno Peres | Agência Brasil

Ao longo da semana, cerca de 8 mil indígenas, vindos de mais de 200 povos, devem ocupar a capital federal com reivindicações que vão desde a defesa dos direitos constitucionais até questões ligadas à preservação ambiental e à identidade cultural. As delegações chegam de todas as cinco regiões do país, além de comunidades indígenas internacionais.


Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o encontro tem como tema este ano "Em Defesa da Constituição e da Vida". Os participantes iniciaram sua chegada no domingo (6), e permanecerão mobilizados até a sexta-feira (11).


Entre os principais temas em debate estão os conflitos em terras indígenas, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena, a resistência LGBTQIA+ dentro das comunidades e a transição energética. Um ponto central é a controvérsia sobre o marco temporal para demarcação de terras, tema que será discutido em sessões previstas no Supremo Tribunal Federal, na terça (8) e quinta-feira (10).


A mobilização busca também sensibilizar autoridades e parlamentares. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha visitado o acampamento nos dois primeiros anos de seu atual mandato, ele não foi convidado em 2024, após críticas à lentidão no processo de demarcação de terras. Neste ano, ainda não há confirmação sobre a presença do presidente, mas os organizadores já enviaram um e-mail ao Palácio do Planalto com as principais reivindicações.


Na última semana, o cacique Raoni, uma das mais respeitadas lideranças indígenas do mundo, dirigiu críticas a Lula durante a visita do presidente à região do Xingu, no Mato Grosso. Apesar de ter sido homenageado pelo petista, Raoni cobrou ações mais firmes contra a destruição ambiental, especialmente em relação à exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas, defendida pelo governo federal.


Durante seu discurso, Raoni destacou os riscos que a exploração representa ao meio ambiente e alertou para possíveis consequências irreversíveis. "Sou pajé e já tive contato com espíritos que sabem do risco que corremos de continuar trabalhando dessa forma de destruir, destruir e destruir", afirmou.


Ele também reconheceu avanços e fez elogios ao presidente, mas foi enfático ao pedir mudanças: “Fiz uma cobrança ao presidente para ele não repetir alguns erros que ele fez na gestão anterior... falei ‘presidente, daqui pra frente vamos trabalhar certo’”.


O Acampamento Terra Livre de 2025 acontece no mesmo ano da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, que será sediada em novembro em Belém (PA). A expectativa é que lideranças indígenas tenham papel de destaque nas discussões globais sobre clima e meio ambiente.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Médico afirma que Lula não deixará a presidência após cirurgia na cabeça

Especialista descarta afastamento e projeta rápida recuperação do presidente após intervenção por hematoma

POLíTICA

Senador do PT vê possibilidade de derrota de Lula em 2026 após vitória de Trump nos EUA

Humberto Costa considera resultado norte-americano um "sinal de alerta" para a esquerda no Brasil

POLíTICA

Senado aprova reforma tributária; texto retorna à Câmara para nova análise

Projeto inclui benefícios à Zona Franca de Manaus, alterações no IVA e exclusões de tributações sobre armas, munições e bebidas açucaradas

Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga é nomeado em homenagem a Sérgio Leite
POLíTICA

Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga é nomeado em homenagem a Sérgio Leite

Cerimônia marca reconhecimento à trajetória do ex-presidente da Usiminas, que teve papel decisivo no enfrentamento à pandemia

para você
(crédito: Reprodução/SBT)
FAMOSOS

Ruth Moreira encontra esperança em sonho com a filha Marília Mendonça após morte trágica

Ela detalha uma visita vivida em sonho, na qual ela afirma ter recebido a presença da filha.

Brasil importa antídoto para conter intoxicações por metanol
SAúDE

Brasil importa antídoto para conter intoxicações por metanol

Ministério da Saúde vai receber 2.600 frascos de Fomepizol para tratar casos causados por bebidas adulteradas

Tarifaço de Trump paralisa fábricas brasileiras e força férias coletivas
EMPREGO

Tarifaço de Trump paralisa fábricas brasileiras e força férias coletivas

Indústrias de ferro gusa, carne e madeira suspendem exportações e interrompem atividades após tarifa de 50% imposta pelos EUA

bola
ESPORTES

Mercado da bola movimentou quase R$ 300 milhões na primeira janela de 2022 no Brasil

Dados estão no relatório da Diretoria de Registro, transferência e licenciamento de clubes da CBF