CENIBRA realiza soltura inédita de jacutingas no Parque Estadual do Rio Doce

Ação celebra 35 anos do Projeto Mutum e reforça preservação de espécie ameaçada de extinção na Mata Atlântica

Por Plox

07/04/2025 17h04 - Atualizado há 16 dias

Em uma ação inédita para a preservação da fauna silvestre, a CENIBRA realizou, no último dia 4 de abril, a soltura de cinco casais de jacutingas no Parque Estadual do Rio Doce, especificamente na região da Ponte Perdida, no município de Bom Jesus do Galho (MG). O local é uma área protegida sob gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF).


Imagem Foto: Divulgação


A atividade marca os 35 anos do Projeto Mutum, realizado em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX). O projeto tem como objetivo principal a reintrodução de espécies ameaçadas da Mata Atlântica, contribuindo para a reconstituição da biodiversidade local.


A jacutinga, espécie ameaçada de extinção, tem papel vital na regeneração das florestas por dispersar sementes de mais de 40 tipos de frutos. Porém, a caça ilegal e a perda de habitat natural colocam a ave em risco. Segundo Thales Claussem, analista ambiental da CENIBRA, a reintrodução no ambiente natural reforça a população da espécie e aproxima a fauna das condições ecológicas de décadas passadas.


Imagem Foto: Divulgação


A ação integra o esforço contínuo do Projeto Mutum, que já reintroduziu 140 indivíduos da espécie e observou, até o momento, 59 filhotes nascidos em vida livre. Segundo Roberto Azeredo, presidente da CRAX, esse número pode ser ainda maior, já que as aves têm habilidade de camuflar os filhotes para protegê-los da presença humana, o que dificulta a contagem exata.


O projeto é desenvolvido desde 1990 na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Macedônia, em Ipaba (MG). Além da jacutinga (Aburria jacutinga), já foram reintroduzidas mais de 500 aves de outras seis espécies: mutum-do-sudeste, macuco, capoeira, jaó-do-sul, inhambuaçu e jacuaçu.


Imagem Foto: Divulgação


A parceria entre a CENIBRA e a CRAX se destaca como um exemplo eficaz de colaboração entre setor privado e organizações científicas para a conservação ambiental. Com atuação em mais de 80 municípios mineiros e sede industrial em Belo Oriente (MG), a CENIBRA é pioneira no setor florestal e a primeira a receber a Certificação LIFE, que reconhece o compromisso com a preservação da biodiversidade.


O Projeto Mutum segue como referência nacional e internacional no manejo sustentável da fauna silvestre e na educação ambiental, reforçando o compromisso com um futuro mais equilibrado e ecologicamente responsável.


Destaques