Defesa de Bolsonaro aciona STF contra Janones por injúria, calúnia e difamação

Ação protocolada em 30 de março também pede indenização por danos morais após vídeo em que deputado questiona estado de saúde do ex-presidente e cita Alexandre de Moraes

07/04/2026 às 09:35 por Redação Plox

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal André Janones (Rede-MG). A ação foi protocolada em 30 de março e pede condenação por injúria, calúnia e difamação, além de indenização por danos morais.

Jair Bolsonaro e André Janones

Jair Bolsonaro e André Janones

Foto: Clauber Cleber Caetano;/PR; Foto: Reprodução


Processo cita vídeo com ataques após decisão sobre prisão domiciliar

O processo tem como base um vídeo em que Janones ataca Bolsonaro após a liberação para cumprir 90 dias em prisão domiciliar. Na gravação, o deputado afirma que o ex-presidente estaria mentindo sobre o próprio quadro de saúde para deixar a prisão e diz que o ministro do STF Alexandre de Moraes teria sido convencido pela versão apresentada.

– Xandão caiu na lábia dele. Ele não vai pra casa, para ficar lá com a mulher dele, com os filhinhos cuidando dele. Não, ai, eu tô doente. Esse vagabundo, ladrão que mandou matar o Lula, mandou matar o Alckmin, esse safado está indo para casa para articular contra o fim da escala 6×1. É isso que ele quer para poder articular com o Trump, para ferrar com o povo brasileiro e principalmente para fazer você continuar trabalhando igual um condenado – declarou o deputado na postagem.

André Janones

Defesa afirma que falas extrapolam crítica política

De acordo com a defesa de Bolsonaro, o conteúdo divulgado por Janones configura calúnia e difamação. Os advogados sustentam que o discurso não se enquadra como crítica política ou divergência ideológica e apontam que o tom usado teria caráter pessoal e ofensivo.

– Não há, no discurso impugnado, qualquer elemento que possa ser caracterizado como exercício de crítica política ou dissenso ideológico. O tom empregado é exclusivamente raivoso, pessoal e ofensivo, com o objetivo manifesto de criar uma atmosfera de ódio contra Jair Bolsonaro junto à sociedade.

Defesa de Jair Bolsonaro

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 27 de março

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 27 de março, após autorização de Moraes. As informações foram atribuídas à coluna Grande Angular, do Metrópoles.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a