PRF apreende carga de mercadorias estrangeiras sem nota fiscal na BR-251, em MG
Fiscalização no km 514 identificou irregularidades em notas fiscais e ausência de comprovação de importação regular; caso foi enquadrado, em tese, como descaminho
07/04/2026 às 08:06por Redação Plox
07/04/2026 às 08:06
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã de sexta-feira (03), um carregamento de mercadorias estrangeiras sem documentação fiscal regular durante uma fiscalização no km 514 da BR-251, em Montes Claros (MG).
O condutor foi qualificado e liberado no local.
Foto: Divulgação
Abordagem ocorreu durante operação de combate ao crime
A ação aconteceu quando policiais deram ordem de parada a um caminhão VW/25.420, de cor branca, durante uma operação de combate ao crime. De acordo com o condutor, a carga de confecções havia saído de São Paulo (SP) com destino a Santa Cruz do Capibaribe (PE).
Irregularidades em notas fiscais e indícios de entrada irregular no país
Na checagem dos documentos, a equipe constatou irregularidades nas notas fiscais apresentadas, consideradas inválidas para o transporte da mercadoria.
Em seguida, durante a inspeção do compartimento de carga, foi verificado que grande parte dos produtos era de origem estrangeira, sem comprovação de importação regular ou de desembaraço aduaneiro.
Material foi lacrado e encaminhado à Receita Federal
Diante dos fatos, a ocorrência foi enquadrada, em tese, como crime de descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal. Para garantir a integridade do material, o compartimento de carga foi lacrado.
O veículo e as mercadorias foram encaminhados ao depósito da Receita Federal em Montes Claros (MG), onde serão adotadas as medidas cabíveis. O condutor foi qualificado e liberado no local.