Ministra da Saúde enfatiza importância da vacinação contra Covid-19 após OMS declarar fim da emergência

A mensagem da ministra, prevista para ir ao ar às 20h, tem como objetivo ressaltar a continuidade da pandemia e a importância da vacinação.

Por Plox

07/05/2023 09h22 - Atualizado há cerca de 1 ano

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (7), para abordar a recente declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na última sexta-feira (5), a OMS decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à covid-19, após mais de três anos. A mensagem da ministra, prevista para ir ao ar às 20h, tem como objetivo ressaltar a continuidade da pandemia e a importância da vacinação.

 

Marcelo Camargo  Agência Brasil

Reclassificação da Covid-19 e cuidados contínuos

Segundo a OMS, a Covid-19 passa a ser considerada um "problema de saúde estabelecido e contínuo". Apesar da mudança de abordagem, a ministra Nísia Trindade enfatiza a necessidade de manter os cuidados, incluindo a vacinação. Em suas redes sociais, a ministra afirmou: "É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza".

Impacto da pandemia no mundo e no Brasil

Desde o início da pandemia, mais de 7 milhões de pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em todo o mundo, número que pode estar subestimado. No Brasil, o total de vidas perdidas ultrapassa as 700 mil pessoas. Diante deste cenário, a mensagem da ministra Nísia Trindade visa reforçar a importância da vacinação e dos cuidados para conter a propagação do vírus.

Destaques