Campanha Maio Amarelo é lançada em Ipatinga com ações educativas

Cidade promove conscientização sobre segurança no trânsito com diversas atividades em maio

Por Plox

07/05/2024 11h40 - Atualizado há 4 meses

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), iniciou as atividades da campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito. 

O prefeito Gustavo Nunes falou em coletiva:

 

A campanha foi lançada em evento realizado no Centro de Ipatinga, contando com a presença do prefeito Gustavo Nunes, secretários municipais e representantes de entidades de segurança pública, além de ONGs e apoiadores. O ato, que ocorreu na Praça 1º de Maio, marcou o início de diversas ações, incluindo blitzes, palestras em escolas e uma simulação de acidente na praça do bairro Bom Jardim, programada para 7 de maio.

Veja a coletiva com o Major Anselmo Pedrosa, subcomandante do 14° batalhão de Polícia Militar em Ipatinga:

 

Conscientização no trânsito
O tema da campanha deste ano, “Paz no trânsito começa por você”, tem como foco a conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas. Uma das principais preocupações é o aumento de acidentes relacionados ao uso de celular ao volante. Segundo estudos, a distração causada pelo aparelho já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, depois do consumo de álcool e da alta velocidade.

A Sesfit programou uma série de atividades educativas, destacando a importância de desligar o celular ou mantê-lo fora do alcance enquanto se dirige. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira para quem for flagrado manuseando ou falando ao celular enquanto dirige​​​​.

Marcelo Castro, titular da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio em Ipatinga, respondendo pela Delegacia de Trânsito de Ipatinga, falou em coletiva:

 

Dicas de segurança
Durante o mês de maio, a campanha reforça dicas importantes para a segurança no trânsito, como não dirigir com sono, sempre usar o cinto de segurança, evitar freadas bruscas, respeitar os limites de velocidade e ser educado com outros motoristas. A campanha também enfatiza a vulnerabilidade dos motociclistas e destaca a importância do uso do cinto de segurança, que pode reduzir o risco de morte em acidentes em até 50%​​.

O tenente Vieira disse em coletiva:

 

Foco em motociclistas e jovens
Os motociclistas são um dos grupos mais vulneráveis no trânsito, sendo envolvidos em cerca de 70% dos acidentes. Além disso, lesões por acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. A campanha Maio Amarelo também chama a atenção para o fato de que 73% das mortes no trânsito são de jovens do sexo masculino com menos de 25 anos​​.

 

 

 

Destaques