Dia das Mães: 5 dicas para comprar um presente especial sem gastar muito

Especialista orienta sobre alguns cuidados importantes para comprar o presente sem descuidar do bolso

Por Plox

07/05/2024 15h46 - Atualizado há cerca de 1 mês

O Dia das Mães está chegando e, nessa hora, muitos filhos se dividem entre a vontade de presentear e a dificuldade de achar um presente à altura do amor quando o orçamento está apertado. Como em outras datas comemorativas, o evento requer uma atenção especial para expressar carinho sem desequilibrar as contas.

"Muitos fatores podem tirar nosso orçamento da rota e, sem perceber, trazer dívidas que acabam comprometendo a renda por alguns meses. Porém, com alguns cuidados, é possível presentear sem fazer grandes dívidas e sem afetar outras despesas da família”, garante Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

 

Foto: Divulgação

 

Para ajudar os filhos nessa missão, a executiva separou quatro dicas para presentear com algo que caiba no bolso e ainda deixe as mamães felizes. Confira:

1- Divida o presente com os irmãos

Dividir o valor do presente entre os irmãos é uma boa saída para não gastar tanto sozinho. Conforme a contribuição de cada um, é possível até mesmo dar um presente mais caro e melhor do que aquele que cada filho poderia dar separadamente. 

2 - Aproveite as ofertas e pesquise valores

Toda época comemorativa é repleta de promoções que podem trazer uma verdadeira economia na hora da compra. Uma boa pesquisa é fundamental. Além de encontrar o melhor preço, é possível achar frete grátis ou cupons de desconto, o que vai deixar a economia ainda maior. 

 3 – Defina um “teto” para a compra 

É importante colocar no papel todas as dívidas atuais e custos previstos, para se ter uma noção de quanto dinheiro se pode gastar com o presente. Estabelecer um limite é fundamental para não despender mais do que se tem e prejudicar a renda dos próximos meses. 

 4 - Analise e compare condições de pagamento

O parcelamento é uma tentação, mas muitas vezes você estará pagando juros embutidos e o valor do presente, ao final das parcelas, será maior. Analise bem todas as opções e dê maior atenção às formas de pagamento em que é possível negociar desconto. Sempre que possível, opte pelo pagamento à vista.

5- Faça passeios ou refeições em família

Se, depois de fazer as contas e calcular as dívidas, você perceber que não será capaz de presentear sua mãe com um item de que ela goste, pense em outras experiências valiosas. Passar uma tarde juntos, tomar um café e cozinhar um jantar podem ser atividades muito ricas e com custos bem mais baixos. Use sua criatividade!

Destaques