Onça-parda atropelada em MG é tratada e retorna à natureza após reabilitação

Animal foi resgatado após atropelamento e recebeu cuidados especializados no Zoológico de Belo Horizonte

Por Plox

07/05/2024 10h46 - Atualizado há cerca de 1 mês

A onça-parda, que foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros após um atropelamento próximo a uma rodovia em Campos Altos, região do Alto Paranaíba, iniciou seu retorno à natureza. .

Após o resgate em fevereiro, ela foi tratada no Zoológico de Belo Horizonte, onde recebeu cuidados especializados após ser submetida a uma cirurgia na Universidade Federal de Uberaba para tratar uma fratura. Segundo Carlyle Mendes Coelho, coordenador da gerência de Veterinária do Zoo de BH, "ele precisava de um recinto mais seguro e amplo para restabelecer os movimentos e foi mantido em uma área de quarentena do Zoológico".

tratamento e monitoramento
O tratamento do felino contou com a participação de veterinários, biólogos e zootecnistas, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Técnicas especiais foram utilizadas para estimular sua mobilidade, principalmente durante a noite, fundamental para sua reintrodução ao habitat natural. Humberto Mello, gerente do zoológico, destacou a responsabilidade da equipe: "Isso confere uma responsabilidade maior nossa e também uma garantia de um bom cuidado e certeza que os animais vão ficar bem após uma soltura".

Antes de retornar ao seu habitat, a onça-parda recebeu um colar de monitoramento, permitindo o acompanhamento contínuo de sua reintegração à natureza.

Destaques