Bolsonaro confirma presença em ato por anistia em Brasília
Ex-presidente irá ao início da manifestação que pede anistia para presos do 8 de Janeiro, com concentração prevista na Funarte
Por Plox
07/05/2025 10h40 - Atualizado há 1 dia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que participará do ato público a favor da anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A manifestação está marcada para esta quarta-feira (7), em Brasília, com concentração prevista para as 16h, nas proximidades da Funarte, ao lado da Torre de TV.

Em vídeo gravado na manhã do mesmo dia, Bolsonaro afirmou que pretende acompanhar o início da caminhada, descrevendo-a como pacífica e com objetivo humanitário. O evento é organizado por apoiadores do ex-presidente que defendem o perdão aos condenados por envolvimento na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
“Às 16h, na Torre de TV, concentração para uma caminhada pacífica pela anistia humanitária”, disse Bolsonaro na gravação.
A manifestação deve seguir pelo Eixo Monumental, com ocupação de duas faixas da via até a Esplanada dos Ministérios. Uma terceira faixa será reservada para garantir a segurança do evento, segundo informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que também afirmou que reforçará o efetivo na região.
O percurso dos manifestantes se estenderá até a Avenida José Sarney, nas proximidades do Congresso Nacional. Toda a área está cercada por grades para evitar aproximações não autorizadas.
O ato ocorre em meio à tramitação de um projeto de lei que propõe a anistia dos envolvidos nos atos de janeiro de 2023. A proposta enfrenta resistência no Congresso e alternativas que não incluem todos os acusados têm sido debatidas, o que tem causado descontentamento entre os apoiadores do ex-presidente.
Bolsonaro teve alta hospitalar recentemente, após 22 dias internado por complicações relacionadas a uma cirurgia no intestino. Apesar do estado de saúde ainda demandar cuidados, ele confirmou que estará presente na concentração do ato.
A presença de Bolsonaro simboliza um esforço de mobilização em torno da aprovação da anistia, tema que divide o Congresso e agita o cenário político nacional
.
O ex-presidente, assim como alguns de seus aliados, é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de suposta articulação golpista para se manter no poder após as eleições presidenciais de 2022.