Conclave no Vaticano: primeira fumaça deve sair ainda hoje
Cardeais iniciam votação para escolher novo Papa; modelo atual nunca teve decisão no primeiro dia
Por Plox
07/05/2025 10h56 - Atualizado há 1 dia
O primeiro dia do Conclave teve início na manhã desta quarta-feira (7), com a realização da missa Pro Eligendo Pontífice, celebrada às 10h, horário local, na Basílica de São Pedro. No horário de Brasília, a cerimônia começou às 5h.

À tarde, os 133 cardeais com direito a voto se reunirão na Capela Sistina, a partir das 16h30 (11h30 no horário de Brasília), para darem início ao processo de escolha do novo Papa. O encontro terá início com uma catequese conduzida pelo cardeal Raniero Cantalamessa.

Por volta das 14h, no horário de Brasília, está prevista a liberação da primeira fumaça pela chaminé da Capela Sistina. A cor indicará se houve consenso ou não entre os cardeais: branca, caso um novo pontífice já tenha sido escolhido; preta, se nenhum nome tiver alcançado os votos necessários.
Apesar da expectativa, é improvável que o novo Papa seja escolhido já nesta primeira votação. Desde que o atual modelo de Conclave foi estabelecido, em 1271, pelo Papa Gregório X, nunca houve uma decisão no primeiro dia de deliberação.
O processo é conduzido sob rígidas regras de sigilo, com os cardeais sendo mantidos em isolamento. Para ser eleito, o candidato precisa obter ao menos dois terços dos votos, o equivalente a 89 votos dos 133 participantes.
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, é o responsável por presidir o Conclave, substituindo o decano Giovanni Battista Re, que, aos 91 anos, não participará da condução do processo.