Marcelo Chara, da Usiminas, é o novo presidente da Associação Brasileira de Metalurgia

Executivo assume o Conselho da ABM para o biênio 2025-2027, com foco em inovação, sustentabilidade e fortalecimento técnico da indústria

Por Plox

07/05/2025 11h19 - Atualizado há 1 dia

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (6), em São Paulo, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, assumiu oficialmente a presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), entidade técnica com 80 anos de história no setor industrial brasileiro. Ao lado de Chara, Frederico Ayres, presidente da Aperam South America, ocupará a vice-presidência para o biênio 2025-2027.


Imagem Foto: Divulgação


A sucessão marca a continuidade do trabalho de Sergio Leite de Andrade, atual vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas, que liderou o Conselho da ABM entre 2021 e 2025. Em sua posse, Chara destacou a importância da ABM como centro de excelência técnico-científica e reforçou que a entidade segue sendo essencial para a formação de profissionais e o desenvolvimento da indústria nacional.


“É um privilégio poder contar com uma Associação desse porte no Brasil, que já me ensinou muito ao longo dos meus 40 anos de atuação na indústria do aço. Estou muito honrado em dar continuidade ao trabalho do Sergio e a esse legado deixado por tantos especialistas que são referência nos setores de metalurgia e mineração”, afirmou.

O novo presidente também frisou que a gestão da ABM é feita de forma colaborativa e que os próximos anos serão marcados por um compromisso ainda mais forte com a inovação, sustentabilidade e qualificação técnica.

“A transformação nos últimos anos foi exponencial e vamos continuar trabalhando para que essa evolução continue acontecendo, o futuro da indústria depende disso”, completou.


Imagem Foto: Divulgação


Sergio Leite destacou o papel estratégico da associação:


“Celebramos 80 anos de uma instituição que agrega valor e continua preparada para contribuir com os novos desafios, mantendo uma base técnica muito sólida”

.O Conselho de Administração da ABM é formado por 28 membros e tem entre suas funções aprovar relatórios financeiros, orçamentos, decisões sobre o patrimônio da entidade e análise de propostas apresentadas por membros e pela diretoria executiva.

Marcelo Chara, além de presidir a Usiminas, é engenheiro metalurgista e mestre em metalurgia pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Ao longo da carreira, ocupou cargos estratégicos no Grupo Techint, presidiu a Ternium Brasil, foi diretor industrial na Ternium Argentina e também atuou como professor em instituições acadêmicas na Argentina.


Chara integra ainda o Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e da Alacero (Associação Latino-Americana do Aço), consolidando seu papel como uma das principais lideranças do setor siderúrgico na América Latina.


Destaques