Vacinação contra gripe em Timóteo terá reforço do Vacimóvel neste sábado

Com o aumento de casos de SRAG no país, Prefeitura intensifica ações de imunização na cidade, incluindo vacinação na Praça 1º de Maio

Por Plox

07/05/2025 16h33 - Atualizado há 2 dias

A cidade de Timóteo se prepara para o Dia D de vacinação contra a gripe, que será realizado neste sábado, dia 10 de maio. A ação contará com o apoio do Vacimóvel, que estará estacionado na Praça 1º de Maio, também conhecida como Praça do Coreto, das 7h às 16h, como parte da estratégia para alcançar uma maior cobertura vacinal.



A intensificação da campanha de imunização teve início no município no dia 7 de abril, quando todas as salas de vacinas passaram a oferecer o imunizante contra a gripe. Nos dias 6 e 7 de maio, a Prefeitura ainda instalou um posto especial de vacinação em sua própria sede, reforçando o acesso à proteção contra o vírus influenza.

Imagem Foto: Divulgação/PMT


O cenário nacional preocupa: com o avanço de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), consequência de infecções por vírus como o da gripe, unidades de saúde como UPAs e hospitais estão enfrentando superlotação. Diante disso, ações como o Dia D tornam-se cruciais para prevenir complicações que podem levar à internação e representar risco à vida, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.


Imagem Foto: Divulgação/PMT

A gerente da Vigilância em Saúde do município, Eunice Silva, destacou a importância do envolvimento da população na campanha:
“Ao vacinar, o cidadão reduz significativamente a chance de contrair a gripe ou de desenvolver formas mais graves da doença. Além disso, a vacinação contribui para a diminuição da circulação do vírus na comunidade, protegendo também aqueles que não podem tomar a vacina por motivos de saúde”


A médica infectologista do Hospital e Maternidade Vital Brazil, Tamara Silveira, explicou que o início do inverno costuma elevar a incidência de doenças respiratórias e reforçou a importância de medidas preventivas, como a vacinação e os cuidados de higiene respiratória. Entre as recomendações, estão evitar aglomerações, manter distância de pessoas com sintomas gripais, usar máscara cobrindo nariz e boca, e higienizar as mãos com frequência.


Tamara ainda alertou sobre os sintomas da gripe e os sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar atendimento médico: febre persistente por mais de três dias, dificuldade para respirar e mal-estar prolongado. “Na maioria das vezes, o tratamento é sintomático, com repouso, hidratação e medicamentos para dor e febre. Mas é essencial buscar o serviço de saúde diante de sintomas mais severos”, destacou a médica.


No Hospital Vital Brazil, embora ainda não haja superlotação atribuída diretamente à gripe, o número de internações por problemas respiratórios já aumentou. A UTI pediátrica, por exemplo, registra atualmente a maioria dos leitos ocupados por crianças com bronquiolite. “Pedimos que cada um faça sua parte para reduzir a circulação dos vírus e evitar uma superlotação nos hospitais”, finalizou Tamara.



A Prefeitura de Timóteo reforça que a vacinação é uma forma eficaz de proteção individual e coletiva, e convoca todos os moradores que ainda não tomaram a vacina contra a gripe a participarem da campanha deste sábado.


Destaques